Pente-fino do INSS já cancelou mais de 261 mil benefícios

O pente-fino que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando nos benefícios por incapacidade, já permitiu em 2019, a suspensão de 261 mil benefícios.  A economia mensal estimada com a cessação desses benefícios é de R$ 336 mi e, em um ano, chegará a R$ 4,3 bi.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, em 2019, do total de benefícios cancelados ou suspensos pelo pente-fino (59%), eram recebidos irregularmente pelos representantes legais de beneficiário falecido, o chamado pagamento pós-óbito. Em todos os casos, pessoas próximas do falecido continuavam a sacar a aposentadoria de forma irregular.

É possível ainda citar, como causa de pagamentos irregulares: a realização de prova de vida fraudulenta feita junto a instituições financeiras e a sonegação de informações dos familiares e pessoas próximas sobre a morte do titular.

De acordo com o presidente do INSS, Renato Vieira, o órgão continuará atuando de forma preventiva e eficaz para identificar fraudes e irregularidades nas concessões, ação que faz parte da Estratégia Nacional Anti-fraude Previdenciária.

 

Previdência Social