Pente-fino do INSS deve voltar até 15 de dezembro

O governo Temer firmou um acordo com os médicos peritos da Previdência Social para garantir a volta da revisão dos benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para continuar realizando as perícias os peritos exigiam reajuste salarial no Orçamento de 2017, de 27,9% e o pagamento do bônus prometido pelo Planalto no valor de R$ 60, por cada perícia realizada. Os acertos vão permitir a retomada das perícias até a primeira quinzena de dezembro.

Cerca de 5,9 mil segurados do INSS que estavam com perícias médicas do pente-fino marcadas entre os dias 7 e 25 deste mês e tiveram a avaliação suspensa, podem conferir a nova data do reagendamento no site da Previdência.

O pente-fino é uma ideia do governo de revisar os benefícios por incapacidade concedidos há mais de dois anos, para identificar falhas na concessão de auxílios de pessoas que já estariam aptas para retornar ao trabalho. Segundo estimativas do governo, a economia total com a operação pente-fino é de R$ 6 bi por ano.

 

 

Previdência Social