Pensões podem ter valor reduzido

No pacote de mudanças que o governo está propondo na aposentadoria, o presidente Michel Temer vai incluir o endurecimento das regras para concessão de pensões por morte, afetando diretamente os pensionistas.

A proposta que está sendo estudada prevê que o benefício deixe de ser integral, passando a ser de 60% para o cônjuge e mais 10% por dependente, até o limite de 100%. As informações foram divulgadas pelo jornal A Tribuna do Espírito Santo.

Segundo informou um integrante da equipe econômica, a proposta volta a tentar emplacar a redução no cálculo do benefício. Ou seja, se houver apenas dois filhos, por exemplo, a pensão será de 80%.

O cálculo também valerá para os servidores, mas os militares ficarão de fora. Outra medida que atinge os pensionistas é a desvinculação do benefício de quem ganha um salário mínimo.

A mudança, vai fazer com que os novos pensionistas, recebam uma pensão inferior ao salário mínimo. E quem já recebe o benefício ficaria sem direito a ganhos reais.

Além disso, a proposta de reforma da Previdência estabelece a proibição do acúmulo de pensões e aposentadoria, levando ao segurado a optar por um dos dois benefícios.

 

Previdência Social