Pedidos de aposentadoria crescem 25%

As medidas que estão sendo propostas para a reforma da Previdência e que devem ser entregues ao Congresso ainda este mês, vem provocando aumento nos pedidos de aposentadoria em todo o país. Desde o início do ano, muitas solicitações já foram registradas.

Entre as principais razões para a solicitação, está o temor de que a reforma promova alteração na idade mínima. Por isso quem já possui idade mínima para a aposentadoria (60 anos para mulheres e 65 anos para os homens) está correndo para solicitar o início do processo.

Nos pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição são os mais afetados, devido as mudanças nas regras o aumento foi maior, totalizando 36,6%.

De janeiro a agosto deste ano foram 1,71 milhão de solicitações de aposentadoria no INSS, um salto de 7,9% frente a igual período em 2015. A alta observada no número de benefícios efetivamente concedidos foi ainda maior, de 25,7% com 876.799 aposentadorias concedidas nos primeiros 8 meses do ano.

No Estado do Rio, o crescimento foi de 21,4% nas aposentadorias concedidas e de 21,8% nas solicitações, de janeiro a agosto deste ano, frente ao mesmo período do ano passado.

Previdência Social