PEC dos gastos se for aprovada resultará em “canibalização” da Previdência

Nesta segunda-feira (21), em audiência pública conjunta das Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos Econômicos (CAE), especialistas afirmaram que se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que fixa um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, for aprovada, resultará na “canibalização” dos recursos da Previdência Social. As informações são da Agência Senado.

De acordo com Guilherme Delgado, especialista em Política de Desenvolvimento e Previdência, uma das manifestações desse processo ocorrerá na apresentação de emendas ao Orçamento da União.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Floriano Martins de Sá Neto, disse não ter dúvidas de que as dificuldades hoje enfrentadas pela Saúde, Assistência Social e Educação serão agravadas com as mudanças propostas.

Segundo João Marcos de Souza, presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), a área que mais ser a afetada será a Previdência.

“É evidente que, quando houver a aprovação dessa PEC, um dos pontos que será mais atacado será a Previdência, é aí que o governo vai atacar, porque é daí que ele vai dizer que precisa tirar dinheiro para as outras áreas”, afirmou.

 

Previdência Social