Parcerias na Educação

Faculdade Anasps se reúne com MEC para debater temas da educação profissional tecnológica

Hoje, o profissional que as grandes empresas procuram é aquele considerado “multitarefa”. Para aqueles que procuram o primeiro emprego ou uma qualificação, os cursos técnicos são considerados um atalho.

Com o objetivo de tratar temas importantes na área de educação profissional tecnológica (de nível médio), representantes da Faculdade Anasps receberam na manhã de hoje (14), a secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eline Neves Braga, a diretora de Articulação da Educação Profissional do MEC, Fernanda Marsaro e secretaria adjunta, Joelma Bonfim. O encontro possibilitou a troca de experiências e apresentação de propostas para que os associados da Anasps possam se capacitar em cursos de menor duração, e principalmente a sedimentação dos cursos de EaD que a Anasps fornece.

Com as exigências do mercado por profissionais especializados, as carreiras de nível técnico, oferecem boa oportunidade de crescimento.  Para o presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, a reunião proporcionou a troca de conhecimentos, como ainda os parâmetros para se considerar que uma carreira é técnica. Segundo ele, investir na educação é uma questão crucial e de extrema importância para o país.

Os profissionais que desejam seguir uma carreira técnica precisam ter um conhecimento mais amplo, além de saber trabalhar em equipe, desempenhar outras funções, ter capacidade de gerenciamento entre outras opções.

Para o coordenador de Ensino à Distância da Faculdade Anasps, Júlio Edstron, o objetivo é garantir uma melhor educação, para os profissionais que desejam entrar no mercado de trabalho de forma rápida. “Estamos nos credenciando junto aos órgãos específicos. Queremos sedimentar um modelo próprio de EAD, adequando as necessidades e obrigatoriedades exigidas pelo MEC, para que em pouco tempo possamos disponibilizar cursos técnicos em ambiente virtual”, disse.

Ao final, Eline Neves (secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) ressaltou que a pasta a qual ela comanda, irá receber/recepcionar a proposta da Faculdade.

Números

Dados recentes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2016) mostra que o salário dos profissionais técnicos supera em muitas vezes o de profissionais de nível superior.

Segundo o levantamento nas áreas de eletromecânica, química e energia, técnicos com mais de um ano na casa, ganham em médica R$ 7,2 mil, enquanto aqueles com mais de dez anos de experiência têm rendimento superior a R$ 10 mil.

Previdência Social