Para empresários reforma da Previdência é necessária

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com empresários de todos os portes, revela que três em cada quatro (76,9%) entrevistados consideram a reforma da previdência necessária para o país. Somente 15,2% dos empresários dos segmentos do varejo e serviços disseram que as regras devem ser mantidas como estão.

A pesquisa mostra ainda que 48,7% dos empresários acreditam que a reforma da Previdência deve ser urgente. Entre os motivos mais citados para a reformaestá o déficit na Previdência, seguido daqueles que consideram o sistema injusto.

Para 34,3% dos empresários consultados, as novas regras da previdência devem valer para todos, incluindo quem já contribui ou não para o sistema. Os 65,7% restantes dividem-se entre quem defende a ideia de que as regras devam ser alteradas somente para quem ainda não contribui (35,3%) e os que preferem aumento de impostos, mantendo as regras atuais (9,5%). Há ainda 17,3% que preferiram não responder e 3,6% que apresentaram outras alternativas.

O texto da reforma ainda está sendo elaborado e deve sofrer alterações antes de ser encaminhado ao Congresso. Entre as propostas que estão sendo discutidas está o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria, regras de transição, contribuição mínima para o trabalhador individual e outros pontos.

 

Previdência Social