Pandemia aumenta dificuldade de inserção do idoso no mercado de trabalho

Byanca Guariz

No Brasil, o preconceito quanto ao limite de idade para a inserção no mercado de trabalho e para determinados cargos infelizmente ainda persiste, e quando o assunto é o idoso a questão da não contratação aumenta ainda mais.

A situação que já não era favorável, se agravou ainda mais com a pandemia que assola o mundo, o que pode ser comprovado com dados de pesquisas.

Uma pesquisa realizada pela plataforma Maturi, destinada a geração de emprego e capacitação profissional para o público com mais de cinquenta anos revela que, entre os de 4 mil entrevistados, cerca de 40% consideram que a denominação “grupo de risco” para o coronavírus fez aumentar ainda mais o preconceito em torno desses trabalhadores.

Os números assuntam ainda mais. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, revelam que com a pandemia a situação se agravou com mais demissões o que contratações. Em agosto, foram geradas 263,7 mil vagas com carteira para quem tem abaixo de 60 anos e eliminadas 14,3 mil entre os mais velhos.

A situação é lamentável, pois em muitos casos o idoso é o chefe de família, aquele que segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de 2018, contribui com 69,8% da renda em seus domicílios, e 56,3% de sua renda vinha de pensões ou aposentadoria.

Cenário

A contratação de profissionais idosos não é só motivo de gastos e despesas para o empregador, contratar uma mão de obra qualificada e experiente pode render grandes lucros e benefícios para as empresas, por apresentar vantagens e diferenciais. Abaixo listaremos alguns:

– Experiência profissional somada a experiência de vida;

– Responsabilidade Social;

– Comprometimento;

– Disponibilidade de horário;

Dicas da Anasps

Sabemos que o retorno do idoso ao mercado de trabalho durante a pandemia será algo complexo, mas é importante já ir se preparando para as novas oportunidades quando a crise acabar. Listamos algumas dicas que podem ser fundamentais no retorno das atividades. Confira!

Recicle seus conhecimentos – estude, faça oficinas e até cursos à distância, sobre novos temas. Estudar é importante para o desenvolvimento na vida pessoal e profissional.

Faça networking – crie uma rede de contatos profissionais;

Aprenda a lidar com a tecnologia – é importante que o mundo digital não seja um problema para você. A dificuldade em lidar com novos dispositivos, aos quais os mais jovens estão mais habituados, não pode ser um empecilho para voltar ao mercado de trabalho.

Arrisque em outras áreas – perca o medo de se arriscar, trabalhar em outras áreas pode ser gratificante e mais uma experiência adquirida ao logo da vida.

*Informações complementares, Gupy.io

Previdência Social