Palestra sobre reforma na Previdência

O Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCeub) promoveu uma palestra com tema: “regime geral de Previdência Social: o seguro do trabalhador”. O debate foi realizado pelo professor Alexandre Zioli Fernandes, que trabalhou no extinto Ministério da Previdência Social.

Durante a palestra, aberta ao público, foi abordado o funcionamento desse tipo de regime no Brasil, no qual é baseado no princípio da solidariedade, ou seja, as pessoas contribuem para a sustentação econômica de indivíduos em sociedade, que, por sua vez, em dado momento também contribuirão para a manutenção de outras pessoas, e assim sucessivamente.

O foco do debate foi a proposta de reforma da Previdência, onde será apresentada a aposentadoria aos 65 anos para homens e mulheres. Atualmente, a mulher pode se aposentar quando a soma da idade e do tempo de contribuição resultar em 85 anos, já o homem aos 90. Essa regra, sugerida pelo governo do presidente Michel Temer, se aplica àqueles que ainda não possuem 50 anos.

No decorrer do encontro o público demonstrou insatisfação com a reforma, e questionamentos como “Por que o presidente não pode analisar logo uma proposta de tamanha urgência?” ou “Quando terá uma data fixa para o debate sobre a proposta?” foram feitos, mas os estudantes ficaram sem resposta – uma vez que o governo ainda não estipulou prazo para enviar a proposta ao Congresso Nacional. Mas o professor Fernandes buscou esclarecer melhor sobre a urgência e importância dessa pauta no Brasil.

O convidado afirma ser a favor desta medida e expôs sua opinião argumentando que todos os países no mundo possuem uma idade mínima para aposentadoria, menos o Brasil. Ele entende ser necessária a fixação de uma idade para a aposentadoria integral, acabando assim com o déficit da Previdência.

 

Previdência Social