Os males da pandemia: cuidados com a saúde devem redobrar neste período

Psicóloga e nutricionista orientam para as melhores formas de passar por esse momento, garantindo saúde mental e alimentação saudável

Byanca Guariz

A pandemia do novo coronavírus trouxe impacto à vida de todos nós. Algumas pessoas viveram momentos de perca, outras ficaram instáveis profissionalmente. E há também, casos de pessoas prejudicadas psicologicamente.

O tempo prolongado de isolamento, tem causado intensamente o aumento do estresse, medo e até mesmo ansiedade, pode ser comprovado por meio de pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho de 2020. Segundo o levantamento, 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa durante a pandemia. A pesquisa, que ouviu com 1.996 pessoas maiores de 18 anos de idade, foi divulgada nas redes sociais.

A psicóloga credenciada aos Planos de Saúde da Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS), Eliane Regina Ternes Torres, alerta para os cuidados que se deve ter durante a crise, mas pontua a necessidade de manter conexões para garantir a saúde mental em dia, evitando o adoecimento da mente.

Ficar confinado em casa não pode significar ficar isolado, sem comunicação. Manter as conexões é importante para manter a saúde mental, inclusive ajudando quem precisa sendo ouvinte, dando palavras de ânimos”, alerta.

Na avaliação da profissional, se no início da pandemia, ficar em casa era uma condição de segurança e bem-estar, o jogo virou. “Em um segundo momento, essa situação passou a ser um fator estressor. Não poder sair era lei, regra, e isso passou a gerar ansiedade, medo, tédio”, destaca.

O que fazer

A pergunta que não quer calar é: como lidar com esses fatores estressantes, que geram a ansiedade e vontade de não fazer nada, podendo evoluir para um quadro depressivo? “Tentando manter a vida dentro de uma normalidade para não cair na depressão”, diz Eliane, destacando ainda a importância de se pensar na coletividade. “Se escolho me cuidar, usar máscara, evitar saídas indevidas, eu também estou escolhendo para a humanidade. Não podemos perder isso de vista”. Isso reflete-se na adoção de atitudes responsáveis. “Cuide da sua saúde emocional para poder conviver com as outras pessoas, sem se descuidar”, completa.

Alimentação

Outro ponto que merece destaque é o cuidado redobrado com a alimentação. Ao enfrentar uma pandemia como a da Covid-19, é fundamental estar com as defesas do organismo em dia, para garantir o fortalecimento do sistema imunológico, o que poderá ajudar na recuperação de uma possível contaminação.

No entanto, em períodos de muita ansiedade, algumas pessoas acabam dando maior ênfase à comida. E a compulsão alimentar que muitos estão vivendo pode estar associada a diversos fatores, de acordo com a nutricionista clínica funcional Andrea Livramento Bessa. “É importante buscar tratamento nutricional associado a uma avaliação psicológica, pois é preciso entender qual é o gatilho para que a causa seja tratada junto, buscando-se assim o equilíbrio. E essa busca é individual”, explica Andrea.

A nutricionista alerta que mesmo quem não vive um quadro de ansiedade deve ficar atento. “Mesmo quem mantém uma rotina alimentar com ingestão diária de água, fibras e frutas, pode ter uma avaliação que indique não estar havendo uma prevenção às doenças. É preciso avaliar as necessidades e condições de cada indivíduo”, adverte. Ou seja, não existe uma receita igual para todos. “Às vezes o que é saudável para mim não é para alguém que tenha uma alergia, por exemplo, ainda que seja um alimento saudável”, explica.

A Anasps se preocupa com você. E pensando em te ajudar a passar por esses momentos, listou uma série de dicas que podem ser benéficas quando o assunto é saúde. Confira!

  • Busque fazer coisas que proporcionam alegria: Nunca se esqueça: o medo, a tristeza e a ansiedade podem até surgir, mas se você estiver conectado com o que te faz bem, esses sentimentos logo acabarão;

  • Tenha cuidado com o excesso de informações;

  • Cuide bem do seu sono. Mantenha o horário que você dorme e acorda todos os dias, mesmo aos finais de semana;

  • Faça terapia online: a terapia é uma grande aliada em momentos da nossa vida e com a pandemia não seria diferente. Um profissional especializado pode ser essencial para te ajudar a lidar com o medo e pânico excessivos, portanto, não hesite em procurar um psicólogo ao menor sinal de problemas;

  • Atividades físicas: pratique;

  • Cuide da alimentação: opte por alimentos ricos em potássio e proteína, pois ajudam a manter o bom humor e acalma;

  • Beba água: a ingestão de água auxilia no processo de desintoxicação do organismo e ajuda a prevenir doenças. Não substitua por refrescos, refrigerantes, bebidas lácteas e bebidas açucaradas de forma geral;

  • Mantenha contato com quem ama: o recomendado é o distanciamento social. E por isso a nossa dica é: use as chamadas de vídeo para ficar conectado com pessoas especiais.

*Dados oficiais de pesquisa realizada pela UFRGS

*Fontes: Psicóloga, Eliane Regina Ternes Torres – profissional credenciada aos Planos de Saúde da Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS)

*Nutricionista, Andrea Livramento Bessa – também profissional credenciada aos Planos de Saúde da Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS).

Previdência Social