Operação prende 21 pessoas por fraude no INSS

As irregularidades eram cometidas no Maranhão e no Piauí

 

A Força-Tarefa destinada a investigar casos de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prendeu, preventivamente, 21 pessoas que integravam uma quadrilha especializada em fraudes em benefícios previdenciários e assistenciais nos estados do Maranhão e do Piauí. Além disso, foram expedidos 31 mandados de busca e apreensão para os servidores do INSS envolvidos.

Segundo as investigações, a quadrilha fraudou 639 benefícios, entre eles aposentadorias, pensões e BPC/LOAS. O prejuízo inicial foi de R$ 26,2 mi. A quadrilha falsificava RGs e comprovantes de residência em nome de beneficiários falecidos, depois, abriam contas bancárias para que os servidores do INSS transferissem os benefícios do Maranhão para Teresina.

As irregularidades foram descobertas por meio de relatórios produzidos pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e evitaram um prejuízo futuro estimado de R$ 80,6 mi. Os investigados deverão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva e ativa.

 

Previdência Social