Operação Pente-fino cancela mais de 80% dos benefícios

Em pouco tempo de funcionamento a operação Pente-fino, que propõe a revisão na concessão do benefício de auxílio-doença dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já apresenta resultados bastante expressivos: 82% dos benefícios revisados até o momento foram cancelados.
A força-tarefa que faz a revisão nas concessões trabalha há um mês para verificar se o beneficiário preenche os requisitos para continuar recebendo os valores destinados ao auxílio-doença, mas das 5 mil análises realizadas até agora pelos peritos do Instituto confirmaram que menos de 20% dos benefícios revisados foram revalidados.
Metade dos segurados periciados estavam aptos a retornar ao trabalho e, muitos deles, estavam trabalhando e contribuindo com a Previdência Social – o que não é permitido aos cidadãos que recebem auxílio-doença ou que tenham sido aposentados por invalidez.
Ao dar início a operação Pente-fino, o INSS tinha uma estimativa de cortar de 15% a 20% do total dos benefícios que seriam analisados, no entanto, esse número aumentou (e muito). Ou seja, a fiscalização eficiente evita a fraude na Previdência e o repasse de um montante que colabora diretamente com o aumento do déficit nas contas públicas.

Previdência Social