Operação cancela 490 benefícios de prestação continuada

Na última terça-feira (6) uma operação foi deflagrada no Estado do Pará, levando o cancelamento de 490 Benefícios de Prestação Continuada – BPC (amparo assistencial ao idoso e deficientes físicos) e evitando um prejuízo de aproximadamente R$ 20 mi.

Como resultado da ação, foi desarticulada uma organização criminosa especializada em fraudar a Assistência Social. Diversos crimes foram praticados pela quadrilha entre eles o uso de documentos falsos, inserção de dados falsos nos sistemas informativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que operacionaliza os benefícios assistenciais, corrupção ativa e passiva.

A ação é decorrente de cooperação entre a Delegacia de Combate aos Crimes Previdenciários (DelePrev/PA) e a Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da Previdência Social no Pará (APEGR/PA).

Ao todo foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, efetuadas três prisões preventivas, cinco prisões temporárias e duas conduções coercitivas (quando a pessoa é obrigada a ir prestar esclarecimentos) na região de Belém, São Miguel do Guamá, Santarém e Marabá.

 

Previdência Social