O servidor da previdência merece ser valorizado

Paulo César Régis de Souza (*)

 

Com as providências voltadas a melhoria no atendimento do beneficiário da Previdência Social, ainda falta se voltar o olhar para os servidores, que durante a pandemia, mesmo em home e com um número reduzido, por não haver concurso, trabalharam para atender a população, que aguardava o seu benefício.

Sofrem com os salários baixos gerando insatisfação, cargos comissionados sendo transferidos para serem ocupados em outros ministérios, carência de capacitação, quebra da paridade entre servidores ativos e aposentados, plano de saúde oficial com diminuição de número de beneficiários   de 700 mil para 300 mil, pela falta de capacidade de pagamento por parte do servidor. É urgente a reformulação da gestão, visando buscar soluções que valorizem e motivem os servidores, garantindo condições adequadas de trabalho, remuneração justa, oportunidades de capacitação e benefícios que atendam às suas necessidades. Uma gestão eficiente é fundamental para garantir o pleno funcionamento não apenas do sistema previdenciário, mas de todo o serviço que é prestado à população.

Os Conselhos do plano de saúde, recentemente foram eleitos e iremos cobrar modernização, melhoria da rede, diminuição do reajuste para os acima dos 59 anos, pois essa faixa não pode ser tratada com a devida equidade aos demais.

Como reivindicação para os servidores e garantia de desenvolvimento de suas atividades com a devida segurança, estamos pleiteando a inclusão da carreira do Seguro Social como típica de Estado, mas infelizmente as centrais sindicais nos retiraram da Mesa Nacional de Negociação Permanente, inviabilizando em parte a inclusão das nossas reivindicações. Mas não desistimos, iremos buscar nossos direitos no Congresso ou na Justiça.

No judiciário temos batalhado incessantemente, impetrando várias ações judiciais em favor dos nossos associados.

Expandindo nossas atividades e, buscando a preservação da memória previdenciária, a Anasps fundou a Faculdade Anasps, gratuita para os associados, oferecendo 6 cursos de graduação e vários de pós-graduação, que darão a oportunidade do desenvolvimento técnico-científico de todo o nosso corpo de associados, bem como dos seus respectivos dependentes que poderão ter acesso a um aprendizado de excelência a preços que cabem no seu orçamento.

Como benefícios aos associados e seus dependentes, foi criado o clube de benefícios Anasps, oferecendo uma rede comercial e de prestação de serviço, perfazendo o total de 3100 estabelecimentos, que oferecem descontos de até 50%, com isso absorvendo a mensalidade da Anasps e preservando o seu corpo de associados.

E os benefícios vão além… A Anasps como defensora de seus associados, sempre buscando o melhor para a categoria, não cansa em inovar quando o assunto é benefícios. Desta forma, criou o Projeto Reconectar, uma ação pós pandemia, que visa reaproximar os associados após o isolamento e que envolve atividades de bem-estar e qualidade de vida promovido pelas nossas diretorias estaduais em todo o país. Além, é claro, de um plano odontológico GRATUITO; Assessoria Jurídica Individual, parcerias com planos de saúde coletivos sempre pensando naquele que com muito afinco assegura os direitos de quase 40 milhões de brasileiros: o servidor do INSS!

(*) Paulo César Régis de Souza é vice-presidente Executivo da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social – Anasps.

 

Previdência Social