O café da manhã é uma ótima forma de começar o dia

O que acontece se pularmos o café da manhã? A Anasps separou essas informações para você

 

Quantas vezes você deixou de fazer uma refeição por falta de tempo? Muitos, na verdade não sabem que essa prática de pular a refeição pode ser prejudicial à saúde, como pular o café da manhã.

O café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia? Segundo um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, a resposta é sim. Os pesquisadores apontaram que o habito de pular a primeira refeição do dia pode aumentar as chances de inflamações a resistência à insulina, favorecendo o risco de obesidade e diabetes tipo 2, fatores associados à síndrome metabólica. 

 

Consequências de pular refeições 

Se você não tem qualquer doença, como o diabetes, seu nível de açúcar no sangue costuma ser equilibrado. Mas, quando você pula uma refeição, no meio do seu dia, seu corpo sofre com a falta de energia. Isso porque seus órgãos começam a trabalhar sem a quantidade suficiente de açúcar como combustível e o corpo paga o preço, você fica cansada e tem dificuldades para se concentrar. 

 

Impacto do café da manhã

De acordo com os especialistas, ainda são necessários outros estudos para avaliar o impacto do café da manhã no funcionamento do metabolismo. “Os dados não comprovam que pular o café da manhã afeta os níveis de inflamação. Os pesquisadores apenas mediram os níveis (da dieta sem café da manhã) após o almoço, sendo possível que essa inflamação diminua ao longo do dia”, disse Courtney Peterson, nutricionista da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, à Time.

 

*Com informações Veja, Uol

Maria Eduarda Oliveira, estagiária sob supervisão de Byanca Guariz 

 

Previdência Social