Nutricionista ensina como elaborar uma ceia simples, saudável e saborosa

Jéssica Passos
Nutricionista CRN/1 8577
Especialista em Nutrição Clínica: Terapia e  Metabolismo

Substitua ingredientes calóricos por alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais

Byanca Guariz

Natal é época de confraternizar, e a ceia é um dos assuntos mais comentados e desejados. As comidas são deliciosas, tentadoras e só de lembrar dá água na boca. Para muitos, dezembro é o mês mais esperado, para outros, o mais temido. Contudo, nessa época é possível sim, sair um pouquinho da dieta, com moderação é claro e, sempre pensando na alimentação saudável, pois o exagero na comilança, pode desencadear consequências nada agradáveis.

Você deve estar supondo que essa é uma missão impossível de cumprir, e que exige sacrifícios. Calma! Você não precisa deixar de comer aquelas “gordices”. Muito pelo contrário! Confira as dicas da nutricionista Jéssica Passos (CRN/1 8577), para se deliciar de forma saudável, sem sofrer com o peso na balança e na consciência.

 Tradição x saúde

A atenção deve começar nos pratos de entrada. Segundo Jéssica Passos, o ideal é não exagerar na quantidade, se atentando as porções, além de preparar uma ceia menos calórica.

O primeiro ponto a se pensar em uma ceia saudável é na elaboração de pratos com menor teor de sal, açúcar e gordura, sem abrir mão, é claro do sabor. Pratos comuns de ceias de natal como chocotones, bolos açucarados e carnes com pele e gordura aparentes, além de contribuírem para o aumento de peso estão diretamente relacionados ao agravo de doenças crônicas não transmissíveis”, diz.

Os pequenos cuidados também podem fazer a diferença saudável nos pratos principais das ceias. “É aconselhável preferir carnes que não venham temperadas ou com aditivos químicos. A indicação é sempre utilizar temperos naturais”, diz.

A especialista recomenda que, quem for preparar a ceia, opte pelas oleaginosas, peixes frescos (pois possuem o menor conteúdo de gordura e, em particular pela alta proporção de gorduras saudáveis/insaturadas).

Para a nutricionista, em todos os casos, a preparação é o segredo: sempre optar pelas versões assadas, cozidas ou grelhadas.

Além das opções citadas, Jéssica apresenta algumas dicas fáceis de elaborar. Confira!

– Troque o excesso de sal por canela, gengibre e pimenta, essa é uma excelente dica para dar mais sabor às preparações de forma saudável.

– A Farofa e o arroz, muitas vezes considerados “vilões”, são presenças quase unânimes nas ceias de Natal, mas é possível deixar essas preparações mais saudáveis e nutritivas: combiná-los com frutas secas, lentilha, legumes e castanhas.

Equilíbrio na composição do prato

Em festas e confraternizações as pessoas acabam por optar pelos alimentos mais calóricos e esquecem a importância da salada. É importante se atentar a composição do prato que precisa ser equilibrada. Uma das opções mais saudáveis é preenche-lo com folhosos verdes.

A salada, por ser rica em fibras, ajudará no processo de saciedade e isso auxiliará a comer menos durante a ceia. E podemos usar a criatividade. Acrescentar oleaginosas, queijos, frutas, folhas diversas! Lembrando que no dia de Natal e Ano Novo deve-se realizar as refeições anteriores corretamente a fim de controlar a fome no horário da ceia”, completa.

Dica da Jéssica: deixe as guloseimas e alimentos mais gordurosos apenas para o momento da festa, consumindo-os com consciência e moderação.

Substituição de alimentos em tempos de crise

Ao ser questionada sobre as possibilidades de substituição de alimentos em tempos de crise econômica, a especialista afirma que existem outras opções, mais baratas e que não pesam no bolso na hora de montar a ceia natalina.

Pergunta: Em tempos de crise econômica, existe algum alimento que pode ser substituído?

Resposta: Com certeza. O peru e o chester podem ser substituídos por frangos que são bem mais baratos podendo ser decorados com farofa, fios de ovos ou fatias de abacaxi. Nozes, avelas, amêndoas e castanhas, que são tradicionais da época, podem tranquilamente ser substituídas por sementes de abóbora e melão torradas. Podendo também utilizá-las inclusive para incrementar arroz e sobremesas.

Sobremesas com toque saudável e especial

Durante as festas de fim de ano, os amantes por doces, se deliciam. São tantas guloseimas expostas na mesma, que é impossível resistir a explosão de sabores.

A nutricionista recomenda que panetones, rabanadas e pavê de chocolate, se preparados de forma saudável, ainda continuam com um sabor sensacional. “Em relação aos panetones opte pelos artesanais/caseiros que são feitos com ingredientes mais saudáveis. Além disso, as rabanadas ao invés de serem fritas podem ser assadas no forno. E, por fim, na preparação tanto o pavê como o mousse podem-se optar por ingredientes mais saudáveis como chocolate com maior teor de cacau (acima de 70%), biscoito champanhe sem açúcar, leite desnatado ou leites vegetais (leite de coco, amêndoas), adoçantes culinários”, acrescenta.

Outra opção de sobremesa saudável são as frutas, que são ricas em nutrientes, naturalmente doces e refrescantes. “O abacaxi, por exemplo, ainda é uma ótima pedida para o encerramento da sua ceia. Isso porque ele contém a enzima bromelina, que auxilia na digestão das proteínas”, diz.

Alimentos essenciais à mesa para manter a imunidade em alta

Quando se fala em imunidade as Vitaminas A e C são as mais lembradas, porém sozinhas não são capazes de garantir um sistema imunológico forte.

A nutricionista garante que para manter o funcionamento do sistema imunológico é necessária uma alimentação equilibrada com todos os grupos alimentares: proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais.

Além da hidratação, a água é fundamental para o funcionamento do corpo, sendo vital para as células do sistema imunológico. Não espere a sede chegar. Tenha sempre com você uma garrafinha e faça disso um hábito. Sua saúde agradece”, finaliza.

Fique ligado!

– Não fique muito tempo sem comer;

– Prefira proteínas;

– Equilibre o prato;

– Aposte em frutas;

– Aperitivos: prefira uvas, damascos secos, ameixas, tâmaras e outras;

– Saia do tender, e opte por carnes brancas e magras;

– Beba muita água;

– Não exagere nos doces;

– Não exagere no álcool;

– Decoração: abuse das frutas para enfeitar os pratos, deixando-os com mais cor.

– Lembre-se que tudo na vida é equilíbrio!

Aproveite as dicas e mantenha a saúde em dia. A Anasps deseja boas festas!

Previdência Social