Novo ministro da Educação não é recebido com flores

O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub

A temporada de caça do Capitão não está ajudando. O Datafolha constatou. A nomeação de Abraham Weintraub, que era nº 2 da Casa Civil, quando a “velha política” pensava em emplacar o senador Izalci Lucas ou o deputado Mendonça Filho, ex-ministro de Temer (não se sabe se o Capitão consultou alguém), não foi recebida com flores, muito pelo contrário.  Qualquer ação do Capitão vira tromba d’agua com desgraças por todos os lados. Mal sentou na janela, no banco e foi chamado de “olavista” (partidário do filósofo Olavo de Carvalho), “não era doutor”, como informou o Capitão no Twitter, teve passagem conturbada como professor da Unifesp, não tem experiência coisa e tal.

 

Reinaldo Azevedo assim o acolheu: “Com Weintraub na Educação, Bolsonaro só dobra a dose do remédio errado”.

Tales Faria tascou:” Novo ministro é mistura de Paulo Guedes com Olavo de Carvalho”.

poder360: “Assista à palestra de novo ministro da Educação falando sobre marxismo. Fala em vencer desafio do comunismo”.

 

Estado de São Paulo:

“Abraham Weintraub substitui Ricardo Vélez na Educação; inexperiência de novo ministro preocupa especialistas”.

Na academia, novo ministro soma baixa produção e desavenças”.

Opinião: “Weintraub precisa acabar com o diversionismo no MEC”.

“Economista escolhido para MEC”.

 

Radar da VEJA

Weintraub citou aposentadoria aos 75 anos como modelo a ser adotado”.

Weintraub alardeia sucesso na Unifesp, mas relação com alunos é difícil”.

 

Folha de S. Paulo

“Abraaham Weintraub substitui Ricardo Vélez na Educação; inexperiência de novo ministro preocupa especialistas”.

Na academia, novo ministro soma baixa produção e desavenças”.

Opinião : “Abraham Weintraub precisa acabar com o diversionismo no MEC”.

“Em três meses, o que se viu do ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez foi a ideologização de questões técnicas”.

“Weintraub disse que trabalhador chega aos 560 “estropiado”.

Artigo: Joel Pinheiro da Fonseca: “Pessoas sem competência são loteadas em cargos”.

Painel: “Posição de ministro gera apreensão no ensino superior”.

 

O GLOBO

Ascanio Saleme: “Troca de seis por meia dúzia”.

Miriam leitão: “O novo ministro precisa ter um projeto para a educação dever”.

“Dever de casa os desafios urgentes do novo titular no ministério da Educação”.

Raphael Kapa: “Educadores criticam inexperiência do novo ministro da Educação”.  

 

Artigo

Priscila Cruz: “Novo ministro da Educação não tem espaço para errar”.

A Globo News mostrou o vídeo com suas declarações transcrita pelo Poder 360.

 

Comunicado

A crise argentina é braba. A inflação de 2019 poderá chegar a 36% e o dólar a 50 pesos.  O comércio com o Brasil continua em queda livre. A Argentina teve um superávit em março de 180 milhões de dólares, graças ao aumento das exportações de trigo. As exportações brasileiras estão se derretendo.  Por outro lado, o número de pobres em Buenos Aires este ano aumentou 654 mil. É uma situação desesperadora. Ameaçada de prisão, a ex-presidente Argentina, Cristina Kirchner, poderá ganhar as eleições já que Maurício Macri não disse a que veio. O FMI despejou 54 bilhões de dólares, mas a economia só encolhe.

 

Serrote

A crise uruguaia política é grave. Eleições em outubro e o Presidente demitiu toda a cúpula do Exército acusando-o de acobertar abusos na ditadura. A atitude derrubou o general Guido Manini Rios, ex comandante do Exército e candidato à Presidência. O general está disposto a comparecer a um Tribunal de Honra para mostrar que não acobertou nada. Manini Rios e Luis Lacalle Pou são os dois mais fortes candidatos de oposição. O Presidente Tabaré Vasquez ainda não achou um candidato para a Frente Ampla há séculos no poder.

 

Mirante

  • A reforma da Previdência ganhou parecer constitucional na Comissão de Constituição e Justiça. Falta indicar o relator da Comissão Especial a ser criada agora. Não será do PSL.
  • Os últimos acontecimentos foram cruéis:
  • Em O GLOBO: Maia diz que trabalhará por reforma da Previdência, sem fazer articulação: ‘Não sou mulher de malandro’.
  • NO G1: Sou animal de combate, mas em economia’, diz Guedes ao rejeitar tarefa de articulador político.
  • Na semana passada, o ministro da Economia teve embates com deputados de oposição durante audiência na Câmara. ‘Não tenho pretensão de ser articulador político’, declarou”.
  • Na Folha de S. Paulo:
  • Não tenho bom temperamento”
  • Guedes diz não ter a pretensão de ser articulador da Previdência.
  • O governador João Dória, de São Paulo, orgulha-se de ter emplacado pelo menos três nomes na equipe do ministro Paulo Guedes:
  • Paulo Spencer Uebel, formado em Direito secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, foi secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo (2017-2018). Antes disso, foi CEO do grupo Lide (2013-2015), fundado por João Doria, e diretor-executivo do Instituto Millenium (2008), think tank de liberais, fundado por, entre outros, Paulo Guedes.
  • Caio Megale, formado em Economia secretário de Indústria, Comércio e Inovação do Ministério da Economia, foi secretário da Fazenda da Prefeitura de São Paulo (2017-2018). Foi também economista do Itaú BBA (2011-2016) e sócio e economista-chefe da Mauá Investimentos (2005-2010).
  • Julio Semeghini, Formado em Engenharia Eletrônica, secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, foi secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo (2017-2018). presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de SP (Prodesp) (1995) e deputado federal (1998-2014).
  • O tema pode ter impacto sobre a situação de milhares de presos pelo país, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encarcerado desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba. O petista teve sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4.ª Região) no caso do tríplex do Guarujá (SP).
  • O entendimento atual do Supremo permite a prisão após condenação em 2.ª Instância, mesmo que ainda seja possível recorrer a Instâncias superiores. Essa compreensão o foi estabelecida em 2016 de modo liminar (provisório) no Supremo, em votação com apertado placar, de 6 a 5. Na ocasião, foi modificada jurisprudência em contrário que vinha desde 2009.
  • Delegado Waldir (GO), o líder do partido do presidente Jair Bolsonaro na Câmara afirmou que seu partido irá apresentar emenda ao projeto de reforma previdenciária dos militares. Segundo ele, o texto deverá estender “as mesmas prerrogativas” dos militares às polícias civis e militares dos estados e aos guardas civis municipais e aos guardas de presídios. Durante a audiência do ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, na última quarta-feira (3), o líder do PT, Paulo Pimenta (RS), desafiou: se o governo estender a todos as vantagens concedidas no projeto de Previdência dos militares, seu partido vota a reforma previdenciária geral.
  • A prof. Denise Pires de Carvalho foi a mais votada para a reitoria da UFRJ. Seguida do prof. Oscar Rosa Mattos e do prof. Roberto Santos Bartholo que comporão a lista tríplice que o MEC mandará ao Capitão. O PSOL acabou fragorosamente derrotado. A prof. Denise está preocupada com 4 meses de dívida de energia elétrica e 26 meses de água, escândalos na área de saúde e o trágico episódio do incêndio do Museu Histórico Nacional da Quinta da Boa Vista. Para ela “houve negligência, sim” Não morreu ninguém por sorte”.
  • O deputado Márcio Labre (PSL-RJ), propôs através de Projeto de Lei que o Tribunal de Contas da União (TCU) revise os valores pagos pela União e por autarquias, fundações, empresas públicas ou sociedades de economia mista a anistiados políticos (na forma de indenizações) ou sucessores (pensões).
  • O texto abrange indenizações e pensões concedidas nos últimos 30 anos e dá prazo de até 180 dias, a partir da sanção da futura lei, para que o TCU examine a regularidade dos benefícios e dos valores, assim como a legalidade dos atos que os instituíram.
  • Conforme o projeto, serão automaticamente suspensos – e posteriormente cancelados – todos os pagamentos feitos irregularmente, assegurado o direito de defesa dos interessados. Valores recebidos de boa-fé não serão devolvidos, “salvo erro grosseiro ou irregularidade explícita”.

 

Central dos Servidores

 

  • O embaixador Mario Vilalba desembarcou da presidência da APEX.
  • A ministra Damares Alves vem sofrendo fortes pressões do MPF e dos esquerdopata para não mexer na Comissão da Anistia e não rever os 20 mil processos.
  • Nomeações na Presidência da República:
  • VERÔNICA SANCHEZ DA CRUZ RIO, Secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República;
  • NÉZIA DE JESUS MARTINS, Assessora no Gabinete Adjunto de Informações do Gabinete Pessoal do Presidente da República.
  • EUGÊNIO CESAR ALMEIDA FELIPPETTO, Assessor na Subchefia de Ação Governamental da Casa Civil da Presidência da República.
  • A Brasiltour informa sobre as viagens na AGU:
  • VIVIANE VIEIRA DA SILVA FERNANDES autorizada a participar do curso: “A Força Institucional da Advocacia Pública no Contexto Europeu”, promovido pela Universidade de Santiago de Compostela – USC, na Espanha, no período de 20 a 29 de abril de 2019.
  • SARA MARTINS GOMES LOPES, autorizada a participar de visita oficial à Antártica, por convite do Comando da Marinha do Brasil, no período de 6 a 11 de abril de 2019.
  • BEATRIZ FIGUEIREDO CAMPOS DA NOBREGA, autorizada a participar do “Programa de Formação Complementar para o Setor Público”, curso de curta duração para o qual foi selecionada, promovido pelo Delegado do Ministério das Relações Exteriores junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas em Paris, França, no período de 15 de abril a 5 de julho de 2019.
  • SILTON BATISTA LIMA BEZERRA, autorizado a realizar pesquisa e concluir a tese em Doutorado em Direito, promovido pela Universidade do Porto, em Portugal, no período de 29 de abril de 2019 a 7 de maio de 2020.
  • HENRIQUE PASQUINELLI CASTELLO DE ALMEIDA OLIVEIRA, autorizado a participar do curso “Temas de Direito Processual Civil Português”, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e organizado pela Associação da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal, no período de 27 de abril a 5 de maio de 2019.
  • A Brasiltour e as viagens do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento:
  • NARA MARQUES BITTENCOURT DIAS autorizada a coordenar o Pavilhão Brasil na Feira SIAL Canadá 2019, em Toronto, Canadá, no período de 26.4 a 3.5.2019;
  • TIAGO RODRIGO LOHMANN autorizado a participar da 1ª Reunião 2019 da Subcomissão de Quarentena Vegetal do Mercosul, em Buenos Aires, República da Argentina, no período de 7 a 13.4.2019;
  • JANICE SCHMIDT, autorizada a participar de curso de capacitação na língua Inglesa, em Cape Town – Cidade do Cabo, República da África do Sul, no período de 2 a 27.9.2019;
  • DULCE ALVES DA SILVA, autorizada a participar do Workshop sobre a Promoção da Biodiversidade na Agricultura, em Taipei (Taiwan), República da China, no período de 8 a 26.4.2019;
  • MARCOS VINICIUS GUALBERTO BARBOSA DA SILVA, autorizado a e ministrar palestra no workshop internacional sobre “Tropical pastures in a changing environment: development of an international research collaboration in Latin America and the Caribbean”, em São José, República da Costa Rica, no período de 23 a 27.4.2019;
  • ALEXANDRE FURTADO SILVEIRA MELLO, autorizado a participar da reunião anual do HarvestPlus LAC e do PCCMCA, em Tegucigalpa, República de Honduras, no período de 27.4 a 4.5.2019;
  • ROBERT MICHAEL BODDEY, autorizado a participar do Workshop “Tropical pastures in a changing environment: development of na international research collaboration in Latin America and the Caribbean”, em Turrialba, República da Costa Rica, no período de 23 a 26.4.2019;
  • O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Desembargador ROMÃO C. OLIVEIRA, concedeu aposentadoria voluntária integral ao Desembargador JOÃO BATISTA TEIXEIRA.

 

Foto: Reprodução TV Gazeta.

A Deputada do PSOL, Sâmia Bomfim obteve 249.887 votos totalizados (1,18% dos votos válidos) e foi eleita Deputada Federal em São Paulo no 1º turno das Eleições 2018.


Jb Serra e Gurgel
imprensa.serra@anasps.org.br

 

Previdência Social