Novembro Azul: INSS destaca direitos dos pacientes em tratamento de câncer

No mês de novembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se une à campanha do Novembro Azul para promover a conscientização sobre a saúde masculina e informar os direitos previdenciários que podem oferecer apoio financeiro aos pacientes que estão em tratamento de câncer.

Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apontam que o câncer de próstata foi responsável por 17 mil mortes no Brasil em 2023, se tornando o câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Com o intuito de garantir a proteção social, especialmente em momentos vulneráveis, o INSS reforçou os direitos dos pacientes oncológicos e ofereceu mais informações sobre os benefícios que podem ser acessados para auxiliar de forma positiva no processo de tratamento. Confira:

Benefício por Incapacidade Temporária

Homens que se encontram em tratamento de câncer, caso precisem se afastar em algum momento do trabalho para cuidados médicos, têm o direito de solicitar o benefício por incapacidade temporária. Para isso, não é pedido a comprovação de 12 meses de contribuição, desde que o paciente tenha a qualidade de segurado.

Benefício por Incapacidade Permanente

O benefício por incapacidade permanente pode ser concedido quando a incapacidade para o trabalho for considerada definitiva pela perícia do INSS.  Para ter direito, o segurado não pode estar em processo de reabilitação para atividades laborais.

Neste Novembro Azul, cuide da sua saúde e exerça seus direitos.

Previdência Social