Novembro Azul, a Anasps apoia essa campanha 

A exemplo do “Outubro Rosa”, campanha voltada a conscientização e prevenção ao câncer de mama, o “Novembro Azul” trabalha principalmente a conscientização sobre a necessidade do exame preventivo contra o câncer de próstata. A Anasps está sempre atenta as necessidades da sociedade em geral e, por isso, apoia a campanha novembro azul.

Mesmo sendo considerado, entre a população masculina, um dos tipos de câncer mais comum, o câncer de próstata é altamente tratável se detectado de forma precoce. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2019, estima-se mais de 68 mil novos casos. 

Em sua fase inicial o câncer pode não apresentar sintomas, mas, os mais comuns são: a dificuldade de urinar; a demora em terminar ou começar a urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

 

Como prevenir 

O Ministério da Saúde orienta em seu portal algumas dicas para prevenir o câncer de próstata: 

  • Ter uma alimentação saudável; 
  • Manter o peso corporal adequado; 
  • Praticar atividade física; 
  • Não fumar; 
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; 

O Ministério recomenda ainda uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal.  A partir dos 40 anos é recomendado realizar exames de rotinas.

 

Ações 

Em 2019, a programação da Sociedade Brasileira de Urologia será marcada por intervenções em espaços públicos com a presença de urologistas, ligas de urologia das faculdades de Medicina e orientações à população com o Dr. Prost, mascote da campanha. 

Monumentos e órgãos públicos do país, serão iluminados com a cor azul. 

 

 

Previdência Social