Novas regras para a Prova de Vida

O INSS mudou as regras de prova de vida e de renovação de senha para os beneficiários. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União e já estão em vigor. Os segurados podem realizar a prova de vida e a renovação de senha, nos bancos em que recebem o benefício, por meio de atendimento eletrônico com o uso da biometria ou mediante identificação por funcionário da instituição financeira.

Outra novidade é que o procedimento também poderá ser feito em uma agência do INSS para os segurados com idade de 60 anos ou mais. Já os que possuem mais de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção poderão solicitar que a prova de vida seja feita na residência ou em uma unidade hospitalar. Nesse caso, é necessária a apresentação de atestado ou declaração médica.

É importante destacar que a Prova de Vida é obrigatória e continua sem alterações para os demais segurados. O procedimento deve ser feito através da rede bancária, dentro do período de 12 meses. Os bancos fazem os comunicados da necessidade de realizar o procedimento anual por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet. De acordo com o INSS, a prova de vida visa dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, pois, evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

Previdência Social