Um a cada três segurados do INSS não fez a prova de vida 

Aposentados e pensionistas que tiveram vencimento em março e abril de 2020 devem realizar o procedimento neste mês de junho

 

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou suspensa por um ano e três meses e voltou a vigorar em 1° de junho. Segundo o INSS, dos 36 milhões de segurados, 25 milhões já haviam feito o procedimento até o fim de abril, ou seja, faltavam ainda cerca de 11 milhões de pessoas. Isto significa que, a cada três segurados, um ainda não realizou o procedimento. 

O Instituto divulgou o calendário com as datas de acordo com o vencimento do ano passado. Neste mês de junho, é para segurados que tiveram vencimento em março e abril de 2020.

A prova de vida pode ser feita através da agência bancária que o aposentado tem conta, é necessário documento com foto, comprovante de residência e cartão de banco. Pode ser feita por biometria fácil, nos aplicativos “Meu INSS” e “Meu gov.br” para quem já foi cadastrado. 

O INSS ressalta que não faz contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação, dados pessoais ou fotografias para realizar a prova de vida. Em casos de dúvidas, procure os canais de atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site (gov.br/meuinss) e aplicativo do Meu INSS. Também pode ligar para o telefone 135.  

*Com informações, R7

Previdência Social