Sugestão que prevê 14º salário aos aposentados do INSS vira Projeto de Lei

*Colaborou Denise Cavalcante

O senador Paulo Paim (PT/RS), apresentou no Senado Federal, o PL 3657/2020, que pretende dobrar, no ano de 2020, o abono anual dos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social, instituindo assim o décimo quarto salário emergencial aos aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia.

Vale ressaltar que a proposta é oriunda da SUG 11/2020, de iniciativa popular. O senador já havia dado parecer favorável à matéria, mas como as reuniões das comissões não estão sendo feitas, em razão da pandemia, a sugestão poderia demorar a ser votada pela comissão. Por conta disso e, pela importância do tema,

O senador resolveu adiantar a proposta e apresentou o PL em questão.

De acordo com o texto, o décimo quarto salário emergencial será para as pessoas que recebem aposentadorias, pensões, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Para o senador, o caráter da medida é não só humanitário, pelo amparo a categorias vulneráveis da sociedade, mas também benéfico para a economia. “O dinheiro destinado aos segurados e dependentes retorna muito rápido para o comércio em geral, possibilitando um aquecimento na economia nacional já no início de 2021 e podendo assim alavancar outros setores”, disse.

A Anasps, apoia a matéria por acreditar que ajudará grande parte da população que se encontra com problemas financeiros por conta da pandemia.

Previdência Social