Sua aposentadoria veio no valor correto?

31-03-2022

A aposentadoria é uma das fases mais aguardadas da vida — é momento de descanso e de usufruir os benefícios de todo o trabalho prestado ao longo dos anos. Entretanto, existe um questionamento que costuma ser feito pelos beneficiários: como saber se a aposentadoria veio no valor correto? Confira, a seguir:

Carta de Concessão

A primeira forma mais simples de descobrir o valor da sua aposentadoria é através da carta de concessão.

A carta de concessão é um documento emitido pelo INSS assim que sua aposentadoria é concedida. Nela constará além do valor do benefício, os salários utilizados no cálculo e a forma de cálculo.

Com essas informações será possível verificar se há algum erro a ser corrigido pelo INSS.

A carta de concessão é enviada até a casa do beneficiário assim que sua aposentadoria é aprovada, mas caso você não tenha mais essa carta, é possível tê-la de duas formas:

Pela internet

Acesse o Portal do Meu INSS

Selecione a opção “ENTRAR” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro.Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “LOGIN”, em seguida selecione a opção “CADASTRE-SE”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Carta de Concessão”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.

Nas unidades do INSS

Acesse o Portal do Meu INSS

Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.

Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “carta” e selecione o serviço desejado.

Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

Processo administrativo

Quando um benefício é solicitado logo será gerado um processo administrativo, neste documento deve constar seus documentos referentes à solicitação.

Para ter o processo administrativo em mãos é preciso seguir a passo a passo:

Entre no Meu INSS;

Clique no botão “Consultar Pedidos” e localize o processo que você quer;

Clique em “Detalhar” e depois em “Baixar Cópia”.

Se o seu processo não estiver aparecendo, volte na tela inicial do Meu INSS:

Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Cópia”;

Clique em “Atualizar”;

Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

 

*Com informações, R7

Previdência Social