Servidores aposentados devem começar no INSS em abril 

O cronograma foi anunciado nesta segunda-feira (2) 

 

O governo prevê tirar do papel até 17 de abril a contratação temporária de servidores aposentados e militares inativos para a força-tarefa que pretende reduzir a fila de espera por benefícios do INSS. A meta da equipe econômica é, até outubro, reduzir o prazo médio de análise dos atuais 80 dias para 20 a 25 dias. 

Uma medida provisória editada ontem pelo presidente Bolsonaro, com vigência imediata, abre caminho para a força-tarefa ao prever a possibilidade de contratação temporária em caso de necessidade de reduzir passivos processuais ou volume de trabalho acumulado. 

O governo tem sido cobrado a pôr fim aos atrasos na análise de pedidos de benefícios. Em 27 de fevereiro, a fila acumulava 1,883 milhão de pedidos, sendo 1,25 milhão atrasados (sem resposta há mais de 45 dias). “A ideia é liquidar o estoque (de pedidos) em no máximo seis meses”, afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

O edital deve ser lançado até 20 de março, segundo cronograma divulgado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho. 

*Com informações O Estado de São Paulo 

 

 

Previdência Social