Respeite o seu futuro: não a violência contra os idosos

15-06-2022

Nesta quarta-feira (15), é celebrado o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.

Dados disponibilizados pelo Disque 100, canal que recebe, analisa e encaminha denúncias de violação dos direitos humanos para os órgãos competentes, apontam que de 2019 para 2020, o número de chamadas para reportar algum tipo de violência contra o idoso foi de 48,5 mil para cerca de 77 mil denúncias; houve um aumento de 53% no número de denúncias. Até o primeiro semestre de 2021, o número de denúncias registradas ultrapassou 30 mil.

O Estatuto do Idoso, promulgado pela lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

A Anasps pede por respeito. Ele não envelhece. Cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história.

*Informações complementares, Jornal USP

Previdência Social