Reforma administrativa- Anasps na luta pela não aprovação do texto

 

19-08-2021

 

É notável o imenso descontentamento com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/20), mais conhecida como reforma administrativa, que altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa, com objetivo de tornar os serviços públicos brasileiros mais efetivos.

Ameaçada em ser aprovada ainda no segundo semestre de 2021, a Anasps (Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social), está lutando contra a reforma que visa acabar com o serviço público brasileiro. 

A associação não está de acordo com o texto da PEC 32 que insiste em tramitar nas bancadas do Congresso Nacional. 

Entenda a reforma administrativa 

A proposta enviada em setembro de 2020 pelo governo federal (PEC 32/20) restringe a estabilidade no serviço público e cria cinco tipos de vínculos com o Estado. Segundo o texto, as mudanças só valerão para os novos servidores. 

Segundo o posicionamento do ministro da Economia, Paulo Guedes, a percepção do cidadão é de que “o Estado custa muito, mas entrega pouco”. Ele argumenta que a reforma pretende evitar um duplo colapso, na prestação de serviços à população e no orçamento público. 

Desde que o projeto chegou ao Congresso, a Anasps já começou a se mobilizar para barrar a proposta. 

Anasps na luta contra a PEC 32 

Defendemos que uma proposta de reforma que mexe com a vida de milhares de brasileiros seja amplamente discutida, que entidades representativas sejam ouvidas, a fim de desenvolver um texto conciso e adequado à realidade do país. 

Contamos com o apoio de nossos associados (a), para que juntos possamos seguir firme na caminhada de luta e defesa pela não aprovação da PEC. 

A proposta se apoia em informações falsas, dados inconsistentes, estudos a quem ninguém pode ter acesso, velhos preconceitos e uma forte carga ideológica. Abram os olhos, a reforma administrativa não é o que parece ser. 

É indiscutível que a administração pública brasileira precisa de mais eficiência, de mais racionalidade, de mais controle social. No entanto, a PEC 32 vai na contramão de tudo isso, atacando os pilares que, desde a Constituição de 1988, têm sido decisivos para elevar a qualidade dos serviços públicos no país. 

Entrevistas realizadas com parlamentares 

Você sabia que criamos uma página única e exclusiva para abordar a proposta que promete chacoalhar o serviço público? Se ainda não conhece, o momento é agora. 

Nesse espaço, disponibilizamos todos os registros efetuados pela Anasps contra a PEC 32, entre eles entrevistas com parlamentares, propostas de alteração ao texto, e muito mais.   Acesse nossa plataforma principal: “Saiba tudo sobre a reforma administrativa”, e fique atento as informações. 

Salve o serviço público brasileiro 

Servidores, lutaremos para que não haja a privatização do serviço público, o que vai prejudicar toda a sociedade, em especial os mais pobres. 

Fique com a Anasps nessa mobilização contra a PEC 32.  O momento é de união, servidores, futuros servidores e a sociedade em geral, precisam unir forças contra reforma administrativa e pressionar o Congresso para que as medidas apresentadas não sejam aprovadas. 

Diga não à Reforma Administrativa!

*Ingrid Santos 

 

Previdência Social