PrevBarco 2021: embarcações retomam atividades nesta segunda

18-01-2021

Unidades Móveis Flutuantes promovem inclusão a populações ribeirinhas. Mais de 600 mil pessoas foram beneficiadas

Maria Eduarda Oliveira

As Unidades Móveis Flutuantes (mais conhecida como PREVBarco), retomou os serviços nesta segunda-feira (18).

A ida do PREVBarco as comunidades ribeirinhas, passou a ser um evento aguardado, gerando expectativas na população que necessita dos serviços previdenciários. O primeiro a dar início as viagens foi o “Belém I”, que parte da capital paraense em direção a Ponta das Pedras (PA) rumo à missão que como nas demais embarcações segue até o fim do ano.

Hoje o INSS conta com cinco “Unidades Moveis Flutuantes”. Dois deles navegam nos rios do estado do Amazonas, dois no Pará e outro em Rondônia.

As 26 unidades fixas de atendimento do INSS no Amazonas concederam 112.513 benefícios, nos anos de 2018 e 2019. No mesmo período, os dois PREVBarcos liberaram 10.426 benefícios, ou seja, 9,26% de todas as concessões do estado.

Dados oficiais do INSS revelam que, as unidades flutuantes da Previdência Social, já beneficiaram mais de 600 mil pessoas.

Os barcos possuem capacidade para realizar até 300 atendimentos por dia, nesse ano a perspectiva é atender, cerca de 80 municípios além das comunidades ribeirinhas próximas, inclusive indígenas.

Serviços durante a pandemia

O ano de 2020 foi desafiador para todos, e para o PREVBarco não seria diferente, pois as Unidades permaneceram fechadas por quase seis meses.

Aqueles que de alguma forma precisavam dos serviços da Previdência, tinham a opção de acesso ao MEU INSS, por meio do aplicativo ou site, ou através da Central de Atendimento 135.

Entre os maiores desafios encontrados em 2020, a Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste do INSS ressalta: “Os maiores desafios dos PREVBarcos do INSS durante a pandemia foram o planejamento e a execução de medidas de prevenção contra a disseminação do vírus entre a população interna e externa no ano de 2020, além das medidas de prevenção e devido ao temor de contaminação. Assim, foi desafiadora a convocação de servidores dispostos a atender na linha de frente e retaguarda das missões do PREVBarco desde março de 2020’, diz em nota enviada à Anasps.

Medidas de segurança

Em 2021, segundo o órgão não haverá alteração nos atendimentos, as medidas de segurança seguem as mesmas realizadas nas agências fixas, que são elas: distanciamento social entre uma pessoa e outra, uso obrigatório de máscara, aferição da temperatura corporal, proteção de acrílico nos balcões. Além disso, a higienização das mãos com álcool em gel 70% é obrigatória antes da entrada no PREVBarco.

Atendimento

O horário de atendimento do PREVBarco é de 8h às 17h. Portanto, não existe diferença em relação à agência fixa, uma vez que os servidores estão em viagem a serviço, recebendo meia diária, devendo cumprir o mesmo horário segundo a lei.

História

A Unidade Móvel Flutuante (PREVBarco) foi implantada em 12 de setembro de 1997, e é a alternativa usada pela Previdência Social para promover a interiorização do atendimento na Região Norte, levando os serviços da Previdência a lugares onde só é possível ter acesso por meio da navegação fluvial.

Em sua primeira viagem em 1998, o PREVBarco visitou 36 municípios, com o objetivo de facilitar o acesso dos segurados aos serviços da Previdência Social nos municípios onde não havia agência fixa.

As unidades Móveis Flutuantes possuem uma alta tecnologia que permite realizar os mesmos serviços oferecidos em uma agência fixa. O controle do que se oferece é feito pelo sistema informatizado do INSS, que possibilita em tempo real a visualização do atendimento que está sendo realizado, assim como qual serviço está sendo entregue para a população.

Alcançado êxito, o posto flutuante foi premiado nacionalmente, no Terceiro Concurso de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o prêmio Hélio Beltrão.

Previdência Social