Passaporte da vacina: saiba como emitir o documento

28-09-2021

Certificado é uma das funcionalidades do aplicativo gratuito do Ministério da Saúde

Quem já completou o esquema vacinal contra a covid-19 (duas doses, e única no caso da Janssen) já pode emitir o certificado de vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde.

Além do certificado, o Conecte SUS permite que cada cidadão veja em detalhes os dados da vacinação contra a Covid-19, incluindo lote do imunizante, e informação sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é o Conecte SUS?

É um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação contra a Cocis-19. De acordo com o histórico de casa pessoa, ele pode ainda renuir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplante.

Atualmente, o Conecte SUS apresenta somente os dados da vacinação contra a Covid-19. Dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionadas gradualmente, de acordo com os responsáveis pelo aplicativo.

Como usar e fazer o cadastro?

Você pode baixar o aplicativo gratuitamente no seu smartphone ou pode acessar o Conecte SUS pelo site https://conectesus.saude.gov.br/home. Há versões tanto para os sistemas operacionais iOS quanto Android.

Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.

Como emitir o certificado de vacinação ou carteira de vacinação?

Você pode obter os dois documentos tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Também é possível baixar os documentos no formato PDF. Ambos têm validade de 12 meses.

Certificado nacional de vacinação:

-No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’;

-Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses);

-Em seguida, clique em ‘certificado de vacinação’ – essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal;

-O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol;

-Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema alterna automaticamente a versão.

Carteira de vacinação:

-No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’;

-No final da página, clique em ‘carteira de vacinação digital’ – o documento traz dados da pessoa que tomou a vacina e as doses administradas, data, lote e local de vacinação;

-É possível obter a carteira de vacinação mesmo sem ter tomado as duas doses.

*Com informações G1

Previdência Social