Para te renovar: confira dicas de autocuidado no fim de semana

26-02-2023

A rotina de trabalho possui as suas consequências: algumas delas são causadas pelo esforço físico e a correria — estresse e ansiedade são exemplos clássicos. Além de descansar, existem algumas medidas que podem ser tomadas para aliviar esses sintomas. Ficou curioso (a)? Confira abaixo:

  • Controle a respiração

A respiração contribui para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo (SNA) e diminuir os sintomas da ansiedade. Quando combinada com a meditação diária, ela gera benefícios como o relaxamento físico e emocional.

Concentre a sua atenção no movimento respiratório, enquanto inspira o ar pelo nariz e expira pela boca, de forma lenta e contínua.

  • Relaxamento

Uma crise de ansiedade provoca a contração dos músculos como forma de defesa, mas acaba gerando mais tensão no organismo, dores e desconforto. Enquanto você controla a respiração, aproveite para concentrar a atenção nas áreas mais afetadas pelo estresse (maxilar, boca, nuca e ombros) e relaxe-as.

  • Exercícios físicos

As atividades físicas, principalmente os exercícios aeróbicos (como caminhadas e corridas), ajudam a liberar hormônios que promovem a sensação de bem-estar e felicidade, além de proporcionar benefícios ao corpo. A serotonina, em especial, está ligada à estabilidade emocional e à regulação do ritmo cardíaco, inibindo as crises de ansiedade.

*Com informações, Summit Saúde

Previdência Social