No Dia Mundial da Tuberculose a Anasps faz um apelo para os cuidados com a saúde

24-03-2021

Hoje (24), é o Dia Mundial da Tuberculose. Esta data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por corresponder à descoberta do bacilo causador da doença por Robert Koch, em 1882. A doença é antiga mais não é passado.

Dados do último relatório Global da OMS 2020 sobre a doença, mostra que o acesso aos serviços de saúde continua sendo um desafio, principalmente em tempos de pandemia. Segundo a pesquisa, em 2019, aproximadamente 1,4 milhão de pessoas morreram devido à tuberculose e, cerca de 10 milhões de pessoas desenvolveram a doença naquele ano, porém, cerca de 3 milhões não foram diagnosticadas ou não foram oficialmente notificadas às autoridades nacionais.

O relatório destaca o fato de que a incidência e as mortes por tuberculose estão diminuindo, mas não rápido o suficiente para atingir as metas globais eliminação da tuberculose até o ano de 2030.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose – 24 de Marco não é uma data para comemoração, mas uma ocasião de mobilização na luta contra a doença. A Anasps faz um apelo para esse dia, a fim de dar visibilidade e divulgar o problema que é uma das enfermidades mais antigas do mundo.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Bacilo de Koch (BK) que, geralmente, afeta os pulmões, mas que pode acometer qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga.

Entre os sintomas mais comuns destaca-se:

– Tosse por mais de três semanas;

– Tosse com sangue;

– Dor ao respirar ou tossir;

– Sensação de falta de ar;

– Febre baixa constante;

– Suores noturnos que podem interromper o sono;

– Perda de peso sem razão aparente.

Como é feito o tratamento?

O tratamento para a tuberculose é gratuito e, geralmente, é feito com a dose diária de medicamentos, como a Rifampicina, por pelo menos 8 meses. Porém, o tratamento pode demorar 2 anos ou mais, se não for seguido corretamente, ou se for uma tuberculose multirresistente.

*Informações complementares, Tua Saúde

 

Previdência Social