Mensalidades dos planos de saúde vão cair 8,19%

A medida vai beneficiar cerca de 8 milhões de usuários

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que os planos de saúde individuais ou familiares terão percentual de reajuste negativo no período de maio de 2021 a abril de 2022. O índice estabelecido é de – 8,19% e reflete a queda das despesas assistenciais no setor, em 2020, em consequência da pandemia de covid-19. 

A aprovação do percentual aconteceu em reunião de diretoria colegiada nessa quinta-feira (8/7) e será publicada no Diário Oficial da União (DOU). O índice deve ser aplicado pela operadora a partir da data de aniversário do contrato, ou seja, no mês de contratação do plano.

Atualmente, os planos de saúde individuais ou familiares médico-hospitalares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98) responde por 17% do total de beneficiários em planos de assistência médica, ou seja, cerca de 8 milhões de usuários, de acordo com dados de maio de 2021.

Os beneficiários de planos individuais devem ficar atentos aos seus boletos de pagamento e observar se o percentual de reajuste aplicado é igual ou inferior ao definido pela ANS e se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a ANS por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Disque ANS: 0800 701 9656;

– Central de Atendimento ao Consumidor, no endereço eletrônico www.gov.br/ans;

– Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105.

 *Fonte: Blog do Servidor – Correio Braziliense 

 

Previdência Social