MARÇO AZUL-MARINHO: Prevenindo o Câncer Colorretal

A campanha conscientiza sobre a prevenção do câncer no intestino grosso

Você com certeza já ouviu falar do outubro rosa ou novembro azul, não é mesmo? São campanhas de conscientização sobre a prevenção de cânceres. E a cor escolhida para o mês de março foi: Azul Marinho.  A ideia, surgiu a partir do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, celebrado no dia 27/03.

A campanha tem o objetivo de conscientizar a prevenção do Câncer Colorretal, um tipo de tumor maligno que abrange os tumores que têm início no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas cólon, reto e ânus. Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer no intestino tem enorme ocorrência no Brasil atualmente, são mais de 35 mil casos por ano.  

A Anasps apoia a campanha Março Azul-Marinho e preparou todas as informações que você precisa para se prevenir, afinal, esse tipo de câncer se destaca pelo elevado índice de cura quando descoberto em fase inicial.

Causas

Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, que são lesões benignas que podem aparecer na parede interna do intestino grosso. Geralmente em homens e mulheres a partir dos 50 anos de idade, a incidência do câncer colorretal decorre de práticas não saudáveis, como obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e excesso de consumo de carnes processadas.

Além desses, o histórico pessoal ou familiar de câncer colorretal (mesmo que a pessoa já tenha sido tratada cirurgicamente), e histórico de doença inflamatória também são fatores ocasionais.

Sintomas

Silencioso, o câncer colorretal causa sintomas, em geral, apenas em estágios mais avançados. Por isso, mantenha a visita ao seu médico em dia para diagnósticos precoces.

Sinais aparentes:

  • Sangue nas fezes; 

  • Alteração do hábito intestinal (quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação); 

  • Dor ou desconforto abdominal; 

  • Fraqueza, cansaço excessivo, e anemia; 

  • Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);

  • Dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração;

  • Emagrecimento rápido e não intencional.

Mas fique atento! Esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento específico.

Prevenção

O método mais eficaz para a prevenção e o diagnóstico do câncer colorretal é a colonoscopia. Trata-se de um exame simples, feito com o paciente sedado, por meio de um tubo flexível e muito pequeno (1,2 cm), nele contém uma microcâmera e duas fontes de luz para a visualização do intestino. Em pacientes que não apresentem fatores de risco, a colonoscopia deve ser feita a cada dez anos, a partir dos 50 anos de idade.

Na rotina, os hábitos não saudáveis devem ser excluídos, para evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença.

Confira abaixo uma série de hábitos essenciais para à prevenção:

  • Praticar atividade física regularmente (30 minutos todos os dias);

  • Ter alimentação variada, com pelo menos três porções de frutas e três porções de verduras e legumes ao dia, e consumir, preferencialmente, cereais integrais, como arroz, aveia, cevada, trigos e outros;

  • Beber pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia;

  • Reduzir o consumo de carnes vermelhas (máximo 500g por semana), principalmente na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco;

  • Evitar carnes salgadas e processadas, como presunto, mortadela, bacon, linguiça, salsicha e outros embutidos e defumados;

  • Manter o peso adequado para altura;

  • Não consumir bebidas alcoólicas;

  • Não fumar.

Não deixe a sua saúde em segundo plano, desenvolva práticas saudáveis e tenha qualidade de vida.

Previna-se!

Previdência Social