Junho Vermelho: doar sangue é um ato de amor

01-06-2021
Anasps alerta as pessoas sobre a importância de doar sangue

Criada em 2015, e estendida pelo Ministério da Saúde (MS), para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade para a doação de sangue.
Comemorado no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue, além de homenagear os doadores, busca chamar a atenção de mais pessoas para necessidade de também realizar esse gesto de generosidade.
A falta de sangue em hospitais pode levar ao cancelamento de cirurgias e procedimentos. Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é, principalmente, um ato que salva vidas. O principal motivo para a diminuição, é o medo do doador se contaminar em um ambiente hospitalar.
Como é feita a doação de sangue e quem pode doar?
Muitas pessoas sabem da importância de doar sangue, mas têm medo de agulha ou desconhecem a forma como é feita a doação. É preciso esclarecer que o procedimento é totalmente seguro, realizado com materiais descartáveis. Sem contar que o doador estará assistido por uma equipe treinada em hemocentros e hospitais.
A cada coleta são retirados 450 ml de sangue, quantidade que o corpo é capaz de repor em até 72 horas. Assim, não há risco de qualquer problema para o doador. A única recomendação é respeitar o intervalo entre as doações:
• Homens devem esperar 60 dias entre uma coleta e outra ou realizar, no máximo, 4 doações em um ano;
• Mulheres devem esperar 90 dias para doarem sangue novamente ou realizar, no máximo, 3 doações no ano.
Requisitos
Acompanhe abaixo os requisitos para fazer a doação:
• Ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis;
• Ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde;
• Ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação;
• Estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia;
• Levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.

Curiosidades:
Você sabia que, é possível salvar até quatro vidas sendo doador de sangue. O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver.
Doe sangue, salve vidas!

Previdência Social