Janeiro Branco: Não deixe o cuidado da sua saúde mental passar em branco

Quem cuida da mente, cuida da vida. Todo cuidado conta!

26-01-2021

Saímos de um ano difícil, marcado com muitas perdas e aprendizados. No primeiro mês do ano, evidencialmente as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em relações sociais, condições de existência, emoções, sentidos existenciais entre outros.

E com o objetivo de iniciar um novo ciclo e renovar as esperanças, o Janeiro Branco como todas as outras campanhas tem o objetivo de promover conscientização e chamar a atenção da população para assuntos relacionados à Saúde Mental e Emocional.

O Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Estamos falando de uma doença mental que, segundo o estudo, pode alcançar de 20% a 25% das pessoas no Brasil. A ansiedade, por sua vez, afeta quase 20 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população). Isso inclui o transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico.

Já o suicídio é apontado pelo Ministério da Saúde como a quarta maior causa de mortes de jovens no país. São números expressivos e que, muitas vezes, ultrapassam outros indicadores relacionados à saúde e ao bem-estar da população.

O Ministério da Saúde reforça, em seu site, a importância de se ter hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente, e dá algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida:

  • Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros;

  • Viva intensamente seus momentos em família;

  • Pratique atividades físicas;

  • Mantenha uma alimentação saudável;

  • Reforce seus laços de amizade;

  • Não abra mão de boas noites de sono;

  • Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais.

Previdência Social