INSS paga quase um salário extra em atrasados com inflação anual

16-08-2021

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão obtendo concessões de benefícios após períodos de espera de 12 meses ou mais estão recebendo quase o equivalente a um salário extra devido à disparada da inflação.

Simulações realizadas pelo especialista em cálculos Newton Conde, da Conde Consultoria Atuarial, mostram que a correção monetária aplicada a valores pagos pelo INSS com um ano de atraso resulta no acréscimo equivalente a 65% do valor do benefício mensal no montante devido ao beneficiário.

Benefício em atraso – Entenda a correção

A espera para receber um benefício do INSS é compensada pela correção do valor que está atrasado.

Quando o direito é reconhecido, os valores devidos ao segurado são atualizados por um índice de inflação.

Contagem

A correção começa a ser contada na data em que o segurado solicita o benefício pelo telefone 135 ou pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

O INSS é obrigado a aplicar a atualização monetária apenas aos benefícios concedidos com atraso superior a 45 dias.

83 dias

Foi o tempo médio de concessão de benefícios registrado em julho deste ano, segundo o dado mais recente fornecido pelo INSS.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

A atualização dos atrasados do INSS é realizada conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulada entre a data do pedido e a concessão do benefício.

O INPC é utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir o aumento do custo de vida – ou seja, a inflação – das famílias com renda entre um e cinco salários mínimos.

É comum que a variação do INPC fique muito próxima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a medida oficial da inflação do país.

Em alta

O INPC acumula uma alta de 9,85% em 12 meses, contados até julho, refletindo a dificuldade do governo em adotar políticas capazes de evitar o avanço da inflação.

Quando o INPC está em alta, alguns segurados do INSS que recebem atrasados podem ter a sensação de que isso representou uma vantagem na correção dos valores.

A vantagem é ilusória, pois a atualização é apenas a compensação por gastos a mais que o cidadão teve para manter o seu padrão de vida enquanto esperava pelo benefício.

Simulação

O consultor atuarial Newton Conde simulou como a alta da inflação impacta o valor dos atrasados do INSS para beneficiários que esperam até 12 meses pelo benefício.

Previdência Social