Governo autoriza socorro a estados

A previsão do Ministério da Economia é que isso só ocorra no dia 9

Uma semana depois de sancionar o socorro a estados e municípios, o presidente Jair Bolsonaro editou, na noite de ontem (4), medida provisória (MP) que abre crédito de R$ 60 bi no Orçamento deste ano para transferir aos governos regionais. A MP ainda não significa que a primeira das quatro parcelas vai cair imediatamente na conta dos governos regionais.

A previsão do Ministério da Economia é que isso só ocorra no dia 9. “A edição dessa MP é um dos procedimentos necessários ao pagamento e está dentro do prazo estimado” informou a pasta.

A publicação da medida provisória é apenas uma das etapas do processo burocrático dentro do governo para os estados receberem os recursos. O dinheiro ainda tem que percorrer burocracias bancárias do governo e nos bancos públicos para chegar às contas dos governos locais.

O auxílio foi aprovado pelo Congresso no início do mês passado e sancionado por Bolsonaro apenas no último dia do prazo legal, no dia 27. A lei também proíbe aumentos salariais para servidores públicos até 2021.

*Com informações, O Globo

Previdência Social