Especial Anasps: psicóloga dá dicas para manter a saúde mental em dia durante a quarentena

Qual a sua meta hoje? Cuide-se e seja generoso com você

Byanca Guariz

A recomendação oficial é: Fique em casa! Em todos os veículos de comunicação do país e do mundo, além das mídias sociais, os alertas são para que as pessoas evitem ao máximo, as saídas de casa.

Em nenhum momento até hoje, tivemos que lidar com tantos acontecimentos simultâneos. O novo coronavírus trouxe uma situação inédita para os brasileiros, o isolamento social. São muitos os fatores que podem piorar o nível de preocupação da pandemia. Ainda bem que existem dicas que podem ajudar a manter o bem-estar emocional.

O nosso corpo é uma máquina que precisa de cuidados e prevenção. Isso é, um carro quando abastecido de forma errada, sofre danos no motor. O mesmo acontece com a nossa mente quando ela se encontra abalada. A Anasps sempre preocupada com você servidor e a sociedade em geral, realizou entrevista com a psicóloga, Joice Guariz – CRP: 01/20439, que deu dicas de como passar uma quarentena de forma saudável.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) é a maior emergência de saúde pública que a comunidade internacional enfrenta em décadas. Além das preocupações quanto à saúde física, traz também preocupações quanto ao sofrimento psicológico que pode ser experienciado pela população em geral”, disse.

O nosso maior inimigo, no entanto, nem dá as caras para se apresentar formalmente. Ele está invisível, contaminado várias pessoas em todo o mundo. Manter a mente sã, é um exercício diário. Confira o nosso especial e aprenda a manter a sua em dia.

  • Use a tecnologia a seu favor:

Diante do isolamento social que estamos vivendo, e com inúmeras ferramentas que temos a nosso favor, porque não utilizarmos para aproximar das pessoas que nos fazem bem? O apoio social é fundamental para a qualidade de vida dos seres humanos e podemos nos divertir, interagir com familiares e amigos.

  • Cuidado com o excesso de informações:

O que mais temos hoje é acesso as informações e o excesso de notícias sobre a pandemia. O que pode ser uma carga negativa para seu organismo, aumentando os níveis de estresse e ansiedade, refletindo até mesmo em nosso sono. Por isso, é importante analisar suas reações e, caso julgue necessário, evite leitura excessiva deste conteúdo.

  • Procure hobbies e atividades que elevem seu bem-estar:

As obrigações com casa e home office, principalmente para quem tem filhos tem ocupado muito o tempo. Por isso, é importante que a casa tenha uma rotina e que separem um tempo para atividades de interesse pessoal. As atividades prazerosas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, contribuindo positivamente para uma sensação de bem-estar, redução do estresse, das tristezas causadas pelo excesso de informação, além da ansiedade. Você estará cuidando de si mesmo, e de sua família.

  • Reconecte com as pessoas que moram com você:

Sim, diante de um momento em que estamos todos em casa, 24h por dia, é importante pensarmos na reconexão com nossos familiares e estratégias para aproveitarmos essas horas com prazer. Uma dica é recorrer às memórias, olhando vídeos e fotos, que são excelentes para fortalecimento do vínculo.

Para famílias que tem crianças em casa, é interessante a prática de atividades que possam montar juntos, assim passam mais tempo conectados. Um exemplo dessas são: Contação de história, acampamento na selva, caça ao tesouro, pista de carrinhos, vai-e-vem confeccionado com garrafa pet, boneco de bexiga e trigo, castelo de cartas, telefone sem fio, adedonha, gato mia e etc.

Previdência Social