Dicas Anasps: conheça os alimentos que aumentam a imunidade

11-06-2021

Em tempos de covid-19, não há nada mais justo que cuidar do sistema imune né? Quando a nossa imunidade está enfraquecida, ficamos predispostos ao contágio de doenças e complicações.

Manter o sistema imunológico saudável é o que todo mundo quer, pois previne o desenvolvimento de doenças, ajuda a combater as que já se manifestaram e melhora a qualidade de vida. A alimentação é uma das principais fontes para aumentar a imunidade.

Confira alguns alimentos para você adicionar imediatamente na sua rotina:

Alho e Cebola

Ricos em vitamina A, C, E e do complexo B, são antioxidantes e também combatem o estresse e o desânimo.

Gengibre

Exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais, como o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Frutas cítricas

Ricas em vitamina C e possuem fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentam a imunidade e são anti-inflamatórias. Exemplo: laranja, limão, morango, etc.

Iogurte Natural

Rico em lactobacilos, reforças as defesas do corpo e melhora a flora intestinal.

Vegetais verde-escuros

Fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, ajudam na resistência às infecções. Exemplo: Brócolis, couve, rúcula, espinafre, etc.

Pimenta

Fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, e protege o organismo de infecções.

Oleaginosas

Ricas em vitamina E, benéficas principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade. Exemplo: zinco, nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola).

Previdência Social