Dicas Anasps: conheça alimentos que aumentam a imunidade

09-03-2023

Quem nunca ouviu que “prevenir é melhor que remediar”? Neste momento, cuidar do nosso corpo com o intuito de evitar doenças, é muito melhor do que tratá-las.

Quando se trata de saúde preventiva, existem alguns alimentos que podem ser grandes aliados, já que aumentam a imunidade, além de contribuir para deixar os mecanismos de defesa do nosso organismo mais forte.

A dica extra é combinar bons hábitos — como um sono de boa qualidade e a prática de exercícios físicos — com fontes de nutrientes que favoreçam a imunidade.

Conheça alimentos que aumentam a imunidade

Um dos pontos de mais atenção aqui é priorizar os alimentos in natura e minimamente processados. Eles são os que mais fornecem vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos de boa qualidade.

Quanto mais processado é o alimento, mas ele perde suas boas propriedades. Sem contar que produtos ricos em conservantes, corantes e aditivos químicos causam o efeito contrário e podem contribuir com o surgimento de problemas de saúde.

  1. Fontes de Vitamina C
  • laranja;
  • limão;
  • tangerina;
  • abacaxi;
  • acerola.

 

  1. Vegetais verdes-escuros

Uma dica é consumi-los juntamente a uma fonte de Vitamina C — ela potencializa a absorção de ferro! Por exemplo, consuma brócolis no almoço e, de sobremesa, fatias de abacaxi.

  1. Fontes de Vitamina A

Por ser antioxidante, a Vitamina A também contribui para o aumento da imunidade. Ela está presente em óleos vegetais, peixes, leite integral, nos vegetais e nas frutas de cor laranja — como o mamão, a manga, a cenoura e a abóbora. Essa vitamina faz muito bem para a saúde da pele!

  1. Fontes de zinco

Carnes magras (como patinho, coxão mole, lombo e carnes brancas), cereais integrais, castanhas e leguminosas em geral (feijão, lentilha, ervilha etc.) contêm zinco, que contribui para a formação de células de defesa.

  1. Fontes de Vitamina E

A Vitamina E tem ação anti-inflamatória. Ela está presente em gorduras vegetais — como o óleo de girassol, de canola e de oliva —, na granola, na linhaça, nas amêndoas e nas nozes. A gema do ovo também contém essa vitamina.

  1. Fontes de Vitamina D

A Vitamina D merece atenção, pois esse nutriente é essencial para a modulação das células de defesa. Algumas fontes são o salmão, a sardinha e a gema de ovo. A exposição diária ao sol (por pelo menos 15 minutos sem filtro solar) também é necessária para manter bons níveis dessa vitamina.

Saiba que o consumo desses alimentos não substitui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Em caso de sintomas gripais, procure sempre orientação médica.

*Com informações, Unimed Campinas

Previdência Social