Dicas Anasps: colesterol alto? Porque se preocupar

18-11-2020

O colesterol alto não é nada bom para o corpo. Como o próprio nome já diz “alto”, elevado, em grande quantidade, pode provocar inúmeros riscos à saúde. Como é uma doença silenciosa, o colesterol alto avança sem que o paciente perceba.

Por isso é importante ter muita atenção nos seus hábitos. Os principais problemas relacionados são as doenças cardiovasculares que podem surgir conforme o nível desse lipídio no corpo aumenta.

Entre as doenças associadas com os altos níveis dessa molécula, estão as vasculares, como a aterosclerose. Também, as coronarianas, como o infarto agudo do miocárdio e a insuficiência cardíaca e até o acidente vascular cerebral, que pode atingir o sistema nervoso central de forma severa.

Formas de prevenção

Viu quanta coisa ruim o colesterol alto pode causar? São muitos. Mas não se preocupe, pois é possível controlar esse problema e até eliminá-lo o seu dia a dia, com algumas dicas que separamos para você.

– Pratique atividades físicas;

– Melhore a alimentação e insira em seu cardápio, verduras, legumes e frutas, evitando alimentos gordurosos; outro ponto que deve ser evitado é o uso de bebidas alcoólicas;

– Realize exames periodicamente;

– Utilização de medicamentos que reduzem os níveis.

Previdência Social