Dia Nacional do Parkinsoniano: causas, sintomas e tratamento

04-04-2023

Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

 

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor. A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nossos cérebros. Na falta dela, particularmente numa pequena região encefálica chamada substância negra, o controle motor do indivíduo é perdido, ocasionando sinais e sintomas característicos.

Sintomas

Os sintomas motores da doença de Parkinson começam com a lentidão motora, a rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo, os tremores de repouso notadamente nos membros superiores e geralmente predominantes em um lado do corpo quando comparado com o outro e, por fim, o desequilíbrio.

Já os sintomas não-motores vêm em forma da diminuição do olfato, alterações intestinais e do sono.

Tratamento

Como sabemos, atualmente não existe cura para a doença, mas é possível fazer uso de tratamentos paliativos para melhorar a qualidade de vida do paciente.

As terapias podem incluir Medicamentos dopaminérgicos, Inibidor de decarboxilase, Agonistas de dopamina, Anticolinérgicos, Inibidores de MAO-B, Inibidores de COMT, mas vale ressaltar que os medicamentos podem ser usados para melhorar a função motora, na mesma medida em que podem perder sua eficácia com o tempo, dando origem aos efeitos colaterais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), existem, aproximadamente, 4 milhões de pessoas no mundo com a doença. Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, esse número pode mais que dobrar até 2040.

Dopamina: substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas. 

*Fonte: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

 

Previdência Social