Dia Mundial do Café

A data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café!

14-04-2023

Seja ele carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial.

De acordo com o Sumário Executivo do Café, documento de responsabilidade do Ministério da Agricultura Pecuária e Estabelecimento, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

 

Cada um tem um motivo para tomar café, para uns é sagrada a hora do café, quase um ritual, para outros é o motivo certeiro para um encontro entre amigos, uma reunião de família ou de negócios, para outros, tira o sono, dá energia, mas seja qual for o motivo, para os amantes da bebida sempre é uma boa hora. Mas você sabia que além de todos esses motivos, o café possui muitos benefícios para a saúde?

Cinco principais benefícios do café:

  • BOAS SENSAÇÕES 

O uso da substância gera excitação, desencadeia estado de alerta (vigilância), melhora o humor, a memória, além do aumento da sensação de bem-estar, via liberação de betaendorfinas.

  • AÇÕES ANTIOXIDANTES E ANTI-INFLAMATÓRIAS 

A cafeína tem sido relacionada também a outros efeitos positivos no organismo como ações antioxidantes e anti-inflamatórias, interferindo no estado redox e inflamatório celular de forma dose-dependente.

  • REDUZ DOENÇAS CRôNICAS 

A ação mais pronunciada da cafeína é reconhecida no sistema nervoso central, mas atua também em tecidos periféricos como coração, músculo esquelético e adipócitos, com ações ainda desconhecidas e/ou controversas. Pesquisas demonstraram associação do consumo de café com redução da incidência de uma variedade de doenças crônicas, bem como de mortalidade por todas as causas.

  • AUXILIA NA ATIVIDADE DESPORTIVA

Na atividade desportiva, é reconhecida como um recurso ergo gênico, por suas ações proporcionarem melhora do desempenho físico, especialmente em exercícios de resistência e de alta intensidade.

·         EFEITOS NO APETITE

O efeito da cafeína sobre o apetite é controverso e, embora tenha sido evidenciado elevação do gasto energético, o real impacto no peso parece irrisório. No entanto, como ferramenta de estímulo à prática de exercícios físicos, por melhorar a disposição e pelas ações positivas na fadiga, sua utilização tem sido realizada com frequência.

Fonte: divvino.com.br

 

Previdência Social