Dengue: Ministério da Saúde reforça cuidados com os períodos de chuva

22-10-2021

Com o período de chuva, o cuidado com a limpeza de caixas d’água, calhas de telhado, vasos de plantas, devem ser redobrados, isso porque, com as chuvas a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, aumenta. O Ministério da Saúde alerta, que neste período, é necessário cuidados para combater os criadouros do mosquito.

Para isso, é importante que os cidadãos façam limpeza frequente em suas casas, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, e usar lonas esticadas para cobrir materiais de construção são outros cuidados para evitar o acúmulo de água.

O Ministério da Saúde mantém uma vigilância contínua no país durante todo o ano para evitara proliferação do Aedes aegypti com estruturas de pesquisa, uso de inseticidas e ação de agentes de saúde, entre outros.

Com o agravamento das questões de saúde causado pela Covid-19, as vistorias nas casas das pessoas foram suspensas, mas estão retornando agora. “Com o avanço da vacinação e a considerável redução de hospitalização por Covi-19, os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários estão retomando as visitas, observando todas as recomendações dos órgãos de saúde para que esta retomada seja segura para todos”, concluiu o secretário de Vigilância em Saúde Arnaldo de Medeiros.

Dados 

Segundo o Ministério da Saúde, de 3 de janeiro a 9 de outubro de 2021, da 1ª até a 40ª semana epidemiológica, o país registrou 479.745 casos de dengue, redução de 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Nesse mesmo intervalo foram confirmadas 199 mortes por dengue, redução de 64% se comparado com 2020.

*Informações, Gov.br

 

Previdência Social