Covid-19: Vacina bivalente está disponível para os primeiros grupos

28-02-2023

O Ministério da Saúde iniciou na última segunda-feira (27) uma nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19; nesta etapa, a população será vacinada com o imunizante bivalente da Pfizer. Na primeira leva, o público alvo serão pessoas acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidos e membros de comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Posteriormente, serão imunizadas pessoas entre 60 e 69 (a partir de 06/03), gestantes e puérperas (a partir de 20/03), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e população privada de liberdade (a partir de 17/04).

A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavírus e subvariantes que surgiram posteriormente, como a ômicron. O objetivo é expandir a imunidade da população quanto às subvariantes e reforçar a proteção da população.

A intenção do governo federal é imunizar com a bivalente aqueles que já tem ao menos duas doses – quem tomou apenas uma dose terá que tomar a segunda dose para estar apto a tomar a bivalente. O ministério também intensificará a campanha com a vacina monovalente para maiores de 12 anos.

*Com informações do portal G1

Previdência Social