Como evitar golpes envolvendo a revisão da vida toda do INSS

07-12-2022

A revisão da vida toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que permite aposentados e pensionistas incluírem toda a vida contributiva no cálculo da aposentadoria (o que também abrange vencimentos anteriores ao Plano Real, em 1994) foi aprovada na última quinta-feira (1°) pelo Supremo Tribunal Federal. Com a decisão, os segurados podem aumentar seus rendimentos junto à autarquia.

No entanto, sem a publicação do acórdão do julgamento, a decisão ainda não está em vigor. Mesmo assim, já foram registradas tentativas de golpe contra aposentados envolvendo informações incorretas sobre a decisão – muitas deles afirmando que a revisão vale para todos.

Para estar apto à revisão, o segurado deve ter contribuições anteriores a julho de 1994, ter se aposentado a partir de 2012 com a concessão anterior à reforma da Previdência (13/11/2019) e ter começado a receber os valores a partir de dezembro de 2012.

Os aposentados e pensionistas devem tirar suas dúvidas pessoalmente no escritório de advocacia e pesquisar a reputação desses profissionais. Recomenda-se também não passar nenhum dado por telefone e sempre realizar os cálculos com um profissional para verificar a viabilidade do pedido. Vale lembrar que cada beneficiário deve entrar na justiça para pleitear a revisão.

*Com informações do portal InfoMoney

Previdência Social