Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

Após diversos ataques em escolas, os atos trazem à tona debates das motivações por trás dos crimes e das tentativas de atentado

15-04-2023

Nos primeiros meses de 2023, alguns casos de violência em escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas, ganharam destaque nos noticiários e acenderam o alerta das escolas, secretarias de educação e forças de segurança.

 

O bullying não é uma prática nova, mas o termo se popularizou no Brasil a partir da segunda década dos anos 2000. O país só adotou uma legislação de combate à intimidação sistemática em 2015, quando a então presidente Dilma Rousseff sancionou o programa que prevê capacitação das equipes pedagógicas, campanhas educativas, assistência jurídica e psicológica para as vítimas e agressores.

 

Atualmente, os noticiários vêm mostrando atentados e tentativas em diversas escolas do país, como vimos na escola no estado de São Paulo (SP), onde um adolescente atentou contra a vida de crianças e professores, alegando que sofria bullying dos colegas e que isso foi uma forma de se vingar.

 

De acordo com especialistas, o bullying é um comportamento recorrente que visa constranger, humilhar, ferir e violentar o outro. O contexto em que esse tipo de situação violenta acontece nas escolas é dos mais diversos tanto em sua origem quanto em sua finalidade.

 

As forças de segurança após diversos casos noticiados, estão trabalhando para oferecer mais segurança no ambiente escolar, na intenção de que isso não volte a acontecer.

 

 

Fonte: www.institutounibanco.org.br/conteudo/dia-do-combate-ao-bullying-e-violencia-na-escola-desafios-e-alternativas/

 

Previdência Social