Coloque mais cor no seu prato e tenha garantia de vida saudável 

25-06-2021

Variar nas cores é variar nos nutrientes 

 

Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para um bom funcionamento do organismo e, consequentemente, uma boa qualidade de vida. No entanto, para garantir uma alimentação saudável é necessário um prato recheado de nutrientes. E as cores dos alimentos dizem muito sobre suas características nutricionais. 

Os nutrientes são todas as substâncias encontradas nos alimentos, e possuem funções específicas no organismo. Dessa forma, eles podem ser divididos em dois grupos: 

Macronutrientes 

São aqueles que o corpo necessita em maior quantidade, encontrados abundantemente nos alimentos. São eles: Carboidratos, Lipídios e Proteínas. 

Micronutrientes 

São necessários em pequenas quantidades, para que haja um bom funcionamento do organismo. São eles: Vitaminas e Sais Minerais. 

As cores possuem uma forte influência na vida das pessoas, podem provocar uma série de efeitos, como animar, acalmar, e tantos outros. Quando relacionadas aos alimentos, a história é a mesma, então opte por um prato colorido e, consequentemente, terá mais saúde e felicidade. 

Parece clichê, mas “quanto mais colorido o prato, melhor”. Se você pretender ter uma vida equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais, confira as dicas abaixo: 

Alimentos amarelos e alaranjados 

A coloração é por conta do betacaroteno, conhecidos como pró-vitamina A, fundamentais para a manutenção dos tecidos e cabelos, beneficia a visão e melhora a imunidade. Também são ricos em vitamina C. São eles: abacaxi, manga, maracujá, melão, milho, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, mamão, pimentão amarelo e tangerina.

Alimentos Vermelhos 

Proveniente do licopeno, pigmento que atua como antioxidante celular. São alimentos ricos em vitamina C, fazem dupla com o efeito antioxidante, que previne o câncer e diminuem o estresse. São eles: pimentão vermelho, tomate, morango, melancia e goiaba.

Alimentos Verdes

Resultantes da clorofila, e possuem quantidades de diversos nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. São eles: folhas verdes, como acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, espinafre, rúcula, escarola e manjericão, além de abacate, abobrinha, quiabo, pimentão verde, brócolis, vagem, kiwi, ervilha, limão e pepino.

Alimentos Roxos

Contém antocianina, pigmento ligado à presença da vitamina B1, conhecida como vitamina da disposição. A B1 transforma os carboidratos e outros nutrientes em energia. Esses alimentos aumentam a disposição mental e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração. São eles: alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo são os principais representantes.  

Alimentos Brancos

Cor resultante da flavina. São alimentos ricos em minerais, cálcio e fósforo, ajudam na manutenção dos dentes e ossos carboidratos e vitamina B6, favorecem a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. São eles: alho, banana, batata, cebola, couve-flor, feijão branco, maçã, pera, palmito, chuchu, cogumelo, mandioca, nabo e rabanete. 

Alimentos Marrons e Bejes

Ambos possuem função antioxidante, vasodilatador, anticoagulantes e contra a fadiga. Os cereais integrais e as sementes oleaginosas são os grandes representantes deste grupo. Os cereais, por causa da grande quantidade de fibras que possuem, regulam o funcionamento do intestino, além de ajudar a controlar o colesterol e a diabetes. Já as oleaginosas são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E.

 

Previdência Social