Chuvas por todo Brasil causam estragos e mantêm a população em alerta

Existem vários fatores que interferem na ocorrência das chuvas no Brasil, tais como a umidade da Amazônia, as massas de ar e as anomalias cíclicas climáticas.

 

O território nacional é reconhecidamente diverso e heterogêneo, apresentando consigo um número muito grande de características naturais, a exemplo dos regimes de chuvas. Em alguns locais, chove mais e tem-se uma maior disponibilidade natural de água; em outros, as secas são mais frequentes e a escassez hídrica torna-se um problema a ser enfrentado. Mas, afinal, o que regula as chuvas no Brasil?

Tentar entender o clima não é fácil. Compreender as causas para os diversos eventos meteorológicos é ainda mais complicado. Mas podemos elencar alguns fatores que podem explicar as causas das chuvas no país.

Em primeiro lugar, temos que citar o importante papel da vegetação no território brasileiro, principalmente o da Floresta Amazônica. Nela, por meio da evapotranspiração, uma grande quantidade de umidade é liberada para a atmosfera e, depois, transportada para outras localidades, o que explica a dinâmica dos chamados rios voadores, uma vez que a vazão de água presente nessa umidade que se desloca é superior até mesmo à do Rio Amazonas. Essa grande quantidade de ar úmido é a fonte das chuvas em boa parte do ano em várias regiões brasileiras.

Por isso, a preservação do meio ambiente é tão importante e deve ser algo trabalhado constantemente pelos governantes, pois a falta de conscientização causa a maior parte do problema que vemos nos noticiários.

Em contrapartida, aqui em terra, a Defesa Civil de cada estado emite alertas via SMS para que a população saia das áreas de risco, evitando assim uma tragédia maior nas cidades atingidas. Atuando também na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, o que se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal e com ampla participação da comunidade.

 

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/chuvas-no-brasil.htm

Previdência Social