Bancos de Sangue registram queda de doações durante a pandemia

17-02-2021

Mesmo com a pandemia é possível ser um doador. Pessoas que já contraíram a Covid-19 também podem doar. A Anasps apoia essa causa, faça a sua parte, salve vidas!

Com a chegada da pandemia, uma demanda essencial para a assistência hospitalar está sendo prejudicada: a doação de sangue.

Os hemocentros de todo o país registraram quedas de até 20% nas doações, um número significativo para afetar o abastecimento dos hospitais, que como nunca, precisam de recursos para tratar as vítimas da Covid-19, pacientes eletivos ou de urgência, e sem esquecer daqueles pacientes com doenças crônicas que necessitam de bolsas de sangue diárias para seus tratamentos.

Mesmo com a crise do novo coronavírus é possível ser um doador. Se forem seguidos todos os critérios de segurança, a doação não representa nenhum risco de contrair a doença, pois nenhum dos materiais utilizados na coleta de sangue é reutilizável, o que elimina qualquer risco de contaminação. Além do mais, as pessoas que já contraíram a Covid-19 também podem doar sangue, basta aguardar 30 dias a partir da cura completa para fazer o procedimento de forma segura, e aqueles que forem vacinados, devem aguardar no mínimo 7 dias após a vacinação (dependendo de qual dose tomada).

A Anasps apoia essa causa, reforça a importância da doação, e motiva os seus associados a participarem, e darem continuidade na luta pela salvação de vidas.

Confira abaixo os requisitos para a doação de sangue:

  • Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg; (pessoas entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.);

  • Apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis;

  • Pessoas com febre, gripe ou resfriado e diarreia recente devem aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

  • Estar alimentado; (Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue);
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Grávidas não podem doar temporariamente;
  • Período pós-gravidez: após 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
  • Extração dentária: 72 horas.

Em geral, é imprescindível estar com bom estado de saúde.

Para doar, procure o Hemocentro da sua cidade, verifique se você se encaixa nos critérios de doação, e faça o seu agendamento. O procedimento para doação é simples, rápido e totalmente seguro.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas, e sem o sangue é impossível viver. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, salve vidas!

Previdência Social