Atenção para golpes com consignado

14-03-2022

Tenha cuidado, segurado! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não entra em contato através de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para ofertar empréstimo consignado. Em nenhuma hipótese passe dados como senhas e informações bancários.

A parceria entre o INSS e os bancos preveem que é responsabilidade das instituições financeiras acordantes a adoção de segurança para evitar o vazamento de dados, consignações fraudulentas e assédio comercial.

Instruções

Em caso de fraudes ou em que não reconheça o empréstimo, o segurado precisa procurar imediatamente o banco e registrar também sua reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), para fins de tratamento e exclusão de descontos.

O próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS, site ou aplicativo, ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.

Em caso de algum problema, a pessoa pode registrar reclamação na ouvidoria e um boletim de ocorrência junto à Polícia.

*Fonte: INSS

Previdência Social